A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), uma operação em uma residência na zona rural de Tapes. A Operação Boiadeiros contou com a participação da Inspetoria Veterinária do município, que revisou a totalidade de gado existente na propriedade.
A ação ocorreu após a Delegacia de Polícia de Tapes receber uma denúncia sobre a movimentação de gado sem a devida documentação no local.
Formalizado depoimento das partes, uma testemunha afirmou ter conhecimento que em uma única ocasião, mais de 30 cabeças de gado foram vendidas e que esta movimentação não estava sendo declarada na Ficha do Proprietário, junto a Inspetoria Veterinária.
A Decrab representou por buscas na propriedade, requisitando o apoio da Secretaria de Agricultura, a fim de averiguar a veracidade dos fatos, bem como atualizar a ficha cadastral do proprietário, sendo a Inspetoria Veterinária o órgão responsável.
Foram percorridos cerca de 300 hectares, rebanhados e vistoriados individualmente cada um dos semoventes, totalizando 256 cabeças de gado. Com a vistoria, a delegacia especializada constatou que a denúncia não procede, pois não estava faltando gado na propriedade. Diante desta situação, novas diligências se fazem necessárias para a conclusão do Inquérito Policial.