Na última quinta-feira (5), a Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) Camaquã, realizou mandados de busca e apreensão em quatro propriedades rurais nas cidades de Guaíba, Sertão Santa e Sentinela do Sul. As diligências tinham por objetivo recuperar animais roubados.
Na ocasião, foram apreendidos 16 terneiros machos, com aproximadamente um ano de idade. Os animais haviam sido furtados no município de Encruzilhada do Sul
Hoje (12), a polícia, em apoio a “Operação Retomada” da Delegacia de Polícia de Encruzilhada do Sul, restituiu 16 terneiros apreendidos na semana passada.
A DECRAB Camaquã retornou às propriedades rurais em Sertão Santana e Sentinela do Sul, realizando nova vistoria dos terneiros. Eles foram colocados em um caminhão boiadeiro e restituídos para a vítima. Toda a documentação necessária para o transporte, bem como a regularização de saldo, foi realizada pela Inspetoria Veterinária de Encruzilhada do Sul.
A Polícia Civil não pode passar maiores informações a respeito do Inquérito Policial, pois isto poderia atrapalhar as investigações, que ainda estão em andamento. Contudo, a PC garante que nem as propriedades objetos das ordens judiciais, nem seus proprietários, são investigados no inquérito policial, tendo sido ouvidos apenas como testemunhas dos fatos investigados.
Ambos os produtores adquiriram os animais de forma legal e estavam com toda a regularização necessária na Inspetoria Veterinária. Eles desconheciam o fato de que os animais haviam sido furtados e que a documentação de procedência havia sido falsificada. Toda a operação foi Coordenada pelo Delegado João Vitor, titular da Delegacia de Polícia de Encruzilhada do Sul, contando com três agentes da DECRAB Camaquã em uma viatura.