Um homem foi vítima de tentativa de golpe na tarde desta sexta-feira (7) durante negociação de venda de gado em Tapes, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
Segundo a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), o produtor rural foi contatado via WhatsApp por um suposto comprador, interessado em adquirir 121 novilhos da raça Angus e Red Angus.
Durante a conversa, o suspeito, que se identificava como Keli José Longo, disse que iria mandar uma pessoa verificar o gado e orientou o vendedor a não falar sobre valores, pois os animais seriam utilizados como pagamento na aquisição de algumas terras.
As mensagens levantaram suspeitas no produtor, que acionou a Decrab Camaquã para que a mesma averiguasse a negociação.
Agentes da Decrab se deslocaram até a propriedade. Quando a pessoa que iria verificar a criação chegou ao local combinado, os policiais constataram que se tratava de um dono de frigorífico, que acreditava que o gado pertencia ao suposto Keli José. O empresário também havia sido orientado a não falar sobre valores.
Após pesquisas, a Decrab constatou a existência de uma pessoa com o nome de Keli José Longo, que havia registrado estar sendo vítima de utilização indevida de seu nome e dados pessoais.
O verdadeiro Keli afirmou aos policiais que não estava comprando gado.
Uma ocorrência foi registrada e as investigações terão continuidade, no intuito de identificar o golpista. A polícia adiantou que acredita-se que o criminoso resida em outro estado.
Ao verificarem as conversas do golpista com o produtor rural e com o proprietário do frigorífico, os agentes se certificaram de que ambos estavam sendo enganados. Caso o golpe fosse concluído, ele causaria um prejuízo de cerca de R$ 500 mil às vítimas.