Sala de situação prevê precipitações que devem ultrapassar os 100 milímetros
A Sala de Situação da Defesa Civil do Estado identificou um padrão meteorológico preocupante para os próximos dias no Rio Grande do Sul. O alerta indica a ocorrência de chuvas pontualmente intensas e temporais isolados, aumentando o risco de alagamentos em áreas urbanas.
Na sexta-feira (26), a previsão aponta instabilidade ao longo do dia em grande parte das regiões, com chuvas e ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo em áreas da metade Sul, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste. Os volumes de chuva variam entre 15 e 30 mm/dia, podendo ultrapassar os 50 mm/dia no Sul, onde as precipitações serão mais intensas. Ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo superar os 70 km/h, são esperados na metade Sul e faixa Leste.
No sábado (27), as instabilidades se intensificam especialmente no Sul, parte da Campanha e Costa Doce, com chuvas intensas, descargas elétricas, possível queda de granizo e ventos fortes. Rajadas de vento entre 60 e 70 km/h, podendo exceder os 80 km/h, são previstas em grande parte do estado.
No domingo (28), as instabilidades persistem em áreas da metade Norte, com risco contínuo de temporais. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h devem afetar o Oeste, Campanha, Missões e Centro.
Os acumulados de chuva poderão variar entre 30 e 60 mm sobre grande parte do RS, com possibilidade de ultrapassar os 130 mm em áreas do Sul e próximo da Campanha. Há também risco de queda de granizo e rajadas fortes de vento em partes do estado.
A Defesa Civil gaúcha alerta para transtornos associados, como rápidas elevações dos níveis de água em arroios, córregos e riachos, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas. Recomenda-se que moradores de regiões com histórico de alagamento busquem informações junto à Defesa Civil local e estejam preparados para lidar com possíveis emergências.