22.2 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 25, 2024

Desafios estão à frente para fabricantes de smartphones na Europa, mas não é regulamentação desta vez

A UE é um dos maiores mercados de smartphones do mundo e é um dos que goza de muitos requisitos dos reguladores. A UE só recentemente promulgou uma decisão obrigando todos os fabricantes a usar USB-C em seus aparelhos, e é um dos poucos mercados do mundo que ainda exigem marcas de conformidade física nos telefones. Agora, outro problema está se formando para os fabricantes de smartphones: segundo a Counterpoint, as vendas caíram % menor no primeiro trimestre 2020 na Europa em comparação com o mesmo período em 2022, e não parece que esta tendência irá reverter em breve.

Mesmo que o mundo tenha tropeçado de uma crise para outra nos últimos dois anos, as vendas de smartphones foram surpreendentemente consistentes e parcialmente ainda crescentes. Parece que isso está chegando ao fim, com a Counterpoint relatando o menor total do primeiro trimestre desde o primeiro trimestre 2013. O único fornecedor top cinco que conseguiu crescer no mercado europeu neste trimestre foi a Realme, que acaba de entrar no mercado em 2020. A Samsung e a Apple tiveram perdas moderadas em e 6%, respectivamente, enquanto as vendas da Xiaomi caíram um enorme 19%, supostamente principalmente devido à falta de componentes. No entanto, a Samsung ainda é a maior fabricante da Europa e pode realmente aumentar sua participação de mercado para o número mais alto desde o terceiro trimestre 2022.

VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DE O DIA Fonte: Contraponto

Pode levar algum tempo até que o mercado de smartphones se recupere e o segundo trimestre 2022 pode trazer notícias ainda mais terríveis. Foi quando o ataque russo à Ucrânia entrou em vigor, com a inflação subindo cada vez mais e a retirada da Samsung e da Apple do mercado russo praticamente cumprida.

3936377539363775

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS