A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes é sempre lembrada no dia 02 de fevereiro pelos católicos devotos da santa protetora dos navegadores que é uma das representações de Maria, Mãe de Jesus.
Em algumas das cidades da Costa Doce, sobretudo nas banhadas pela Lagoa do Patos, foi feriado nesta quarta-feira (02) onde as comunidades católicas promoveram eventos para comemorar a data agradecer as graças alcançadas.
Em Tapes para que as comemorações deste ano pudessem ocorrer como tradicionalmente são promovidas, foi preciso um esforço a mais dos devotos no sentido de revitalizar a capela Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Balneário Rebello, uma vez que o templo estava há tempos fechado e necessitando de reformas.
Capitaneados pelas organizadoras da festa, Paloma Antiqueira, Fabiane Antiqueira e Kelly Rigon, filhas de pescadores, os moradores do bairro e da Colônia dos Pescadores se organizaram em mutirões para arrecadar fundos e fazer os reparos necessários no templo.
“Juntamos um batalhão. Promovemos as noites do pastel pra arrecadar dinheiro e todo mundo ajudou para que tudo estivesse pronto para as celebrações”, comemorou Paloma.
A programação iniciou com o tríduo na noite do domingo, 30 de janeiro, quando houve a bênção e o envio das capelinhas. Na segunda noite (31/01) ocorreu a bênção do material de pesca. A última noite do tríduo (01/02) foi marcada pela bênção da saúde e pela procissão que conduziu a imagem da santa até a Colônia dos Pescadores, onde foi promovido um momento de espiritualidade.
Já na manhã desta quarta-feira (02), foi promovida a procissão lacustre com a participação de mais de 50 embarcações, tripuladas por diversas famílias que seguiram pela Lagoa dos Patos em oração acompanhando o roteiro por onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida.
Enfeitado com bandeiras e balões azuis e brancos, o barco Pantera Negra, do pescador Tales Ribeiro foi o responsável por conduzir a imagem, de acordo com o sorteio promovido pelos organizadores no mês de janeiro.
Já em terra firme, depois de concluir o roteiro lacustre, os fiéis conduziram a imagem da santa a pé por algumas ruas do bairro até a capela, onde às 10 horas o padre Joel Nievinski, celebrou a missa festiva.