O Dia da Liberdade de Impostos, realizado no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 30 de maio, contou com a adesão de 27 postos de combustíveis em 14 cidades, que venderam mais de 27 mil litros de gasolina a R$ 2,50, valor do produto sem a incidência de impostos. A ação, organizada pela Associação da Classe Média (ACLAME) e pelo Instituto Liberdade, é realizada há 15 anos e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o tamanho da carga tributária paga atualmente. A campanha recebeu o apoio de Sulpetro, Federasul, Sindilojas, Clube Farroupilha, Livres, Instituto Atlantos e Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

Segundo o presidente da ACLAME, Fernando Bertuol, em alguns postos a fila começou a se formar por volta das 16 horas da quarta-feira (29). A partir das 07 horas desta quinta (30) foram distribuídas fichas e cada motorista pode abastecer 20 litros de gasolina a R$ 2,50. “O movimento ganha força a cada ano. Novamente a ação foi realizada de forma muito organizada em cada posto e conseguimos chamar atenção das pessoas para o peso dos impostos que pagamos diariamente em diferentes produtos”, afirma Bertuol. No momento do abastecimento, os motoristas receberam material informativo, com exemplos sobre produtos do dia a dia e a carga tributária embutida em cada um.

Gabriel Barbosa, diretor do Instituto Liberdade, lembrou que o movimento que começou em Porto Alegre já se espalhou por outras capitais do país inclusive envolvendo o comércio. “Queremos expandir aqui também, mas sem tornar a ação em uma data comercial, de promoções. O foco é a conscientização da população de quantos dias trabalhamos para sustentar o governo”, reforçou Gabriel.

“Nossa expectativa é ampliar o número de postos participantes para o próximo ano, entendemos que a ação é válida, pois o consumidor precisa saber o quanto de imposto paga na gasolina”, argumenta o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua. Ele explica que o Rio Grande do Sul é o terceiro estado do Brasil com a maior alíquota de ICMS na gasolina, que é de 30% – só perde para Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Além do ICMS, ainda incidem sobre a gasolina Cide, PIS/Cofins”, completa Dal’Aqua.

ACLAME

Associação da Classe Média é uma organização não-governamental, criada em 16 de junho de 1999, em Porto Alegre. Através de conteúdo elaborado por voluntários e profissionais de diferentes áreas e com a promoção de ações de conscientização, a ACLAME tem por objetivo estimular o engajamento dos cidadãos brasileiros e ser um espaço de comunicação e debates, com informações relevantes e respostas aos questionamentos de uma parcela significativa da população, que não se sente mais representada pelas estruturas políticas tradicionais, partidos e sindicatos. Mais informações sobre a organização e as atividades que promove podem ser obtidas na página https://www.facebook.com/ACLAME.BR/

INSTITUTO LIBERDADE

O Instituto Liberdade (IL-RS) é uma organização da sociedade civil (ONG), sem fins lucrativos, sem qualquer vinculação político-partidária e não tem relação de subordinação com organizações nacionais ou internacionais. Foi criado em 1986 e tem como missão promover a cultura da liberdade no sul do país.

#ChegaDeTantoImposto #DiaDaLiberdadeDeImpostos

Fonte: Camejo Comunicação