Os dias da semana que passou com temperatura fora dos padrões desta época do ano, frio escasso e máximas altas são consequência do ingresso frequente de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina e do Paraguai. Uma nova corrente de jato nos baixos níveis da atmosfera estará atuando no Rio Grande do Sul agora neste fim de semana.
Essa condição persistirá na segunda-feira, quando deve se intensificar com a aproximação de uma frente fria que vai avançar da Argentina e do Uruguai, empurrando ar ainda mais quente e muito vento quente e seco do quadrante Norte.
O resultado será vento Norte por muitas horas seguidas e uma forte elevação da temperatura na maioria das regiões gaúchas neste sábado e no domingo. O calor mais intenso, entretanto, é esperado para a segunda-feira, horas antes da chegada da frente fria.
A previsão da MetSul Meteorologia é que neste sábado e, sobretudo, na segunda-feira, vários locais do Estado tenham máximas próximas dos 30ºC com algumas ultrapassando a marca dos 30ºC. Pontos da Grande Porto Alegre, por exemplo, podem ultrapassar os 30ºC na tarde da segunda-feira. A tendência é que as áreas com máximas mais elevadas, em torno ou acima de 30ºC, se concentrem no Centro do Estado, nos vales, área metropolitana e no Noroeste.
Durante a próxima terça-feira, a instabilidade vai avançar para as demais regiões do Rio Grande do Sul. A causa da chuva e dos potenciais temporais será uma frente fria que vai encontrar a massa de ar muito quente em sua dianteira. Na retaguarda da frente avançará uma massa de ar frio que vai trazer acentuado declínio da temperatura entre terça e quarta-feira.
Na quarta-feira (13/7), a previsão é de tempo firme, com vento sul baixando as temperaturas em todo o Estado. As rajadas mais fortes de ventos devem ocorrer em toda a Costa Leste, na Laguna dos Patos e Litoral Gaúcho.