Evento promovido pela Famurs em Porto Alegre foi realizado terça e quarta-feira no auditório do Ministério Público (MPRS)
O auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), localizado, em Porto Alegre, sediou durante dois dias o 23º Encontro dos Secretários e Dirigentes Municipais do Meio Ambiente. O Meio Ambiente de Arambaré esteve representada pelo diretor Airton Souza e pelo coordenador Anderson Flores.
Entre os temas abordados pelos palestrantes esteve a Gestão Florestal no Bioma Mata Atlântica, Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais e Licenciamentos Ambiental de Parcelamento do Solo e Sistemas de Esgotamento Sanitário e de Atividades de Irrigação. A Outorga do Direito e Uso da Água, a Logística Reversa de Embalagens e a Fiscalização Ambiental foram outros assuntos debatidos na Capital.
O projeto Óleo Sustentável, do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) mereceu atenção especial pelo fato de reciclar óleo saturado (de cozinha). A iniciativa, em três anos, produziu 45 toneladas de sabão e 3,1 mil litros de detergente, por meio do investimento de R$ 320 mil para a criação da primeira usina no País com capacidade para processar até mil litros de óleo usado por dia – hoje sob responsabilidade, por meio de convênio, de uma cooperativa.
Segundo o coordenador do Meio Ambiente de Arambaré, o evento teve por objetivo ampliar a qualificação para atuação na gestão ambiental em âmbito municipal. “A troca de experiências com outros municípios foi muito positiva, comprovamos que os demais municípios do RS estão bem mais avançados, com plena gestão de atividades” , pontuou Anderson.
O Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Meio Ambiente ocorre anualmente numa realização conjunta entre Famurs e Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma).
ASCOM: Prefeitura Municipal de Arambaré