A discussão e votação de uma emenda proposta ao Projeto de Lei 023/2022, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Barão do Triunfo, na noite da segunda-feira (25), acalorou os ânimos dos nobres edis e rendeu troca de farpas entre os componentes da casa.
O PL 023/2022 é oriundo do Executivo Municipal e propõe a concessão de diárias ao prefeito, vice-prefeito e servidores municipais e demais colaboradores no âmbito do poder executivo de Barão do Triunfo.
A proposição assinada pelos vereadores Mateus Romeira (PP), Marcirio Silva (PL), Leandro Garigan (PSB) e Jaire Varlei de Menezes Ferreira (PDT), sugeria o seguinte:
“Deverá ser incluída na documentação da diária de que trata o caput deste artigo, a relação do serviço desenvolvido pelo servidor público, com descrição do local, horário de chegada e de retorno à sede do Município. Se motorista ou operador, deverá indicar o veículo ou a máquina utilizada”.
Os propositores justificaram a indicação com base na transparência e prevenção ao mal uso do dinheiro público. Todavia foram rebatidos pelos colegas das bancadas ligadas ao governo municipal que consideraram excesso de burocracia, uma vez que o projeto tem legalidade jurídica e que cabe ao Executivo controlar o uso das diárias.
Após votada e rejeitada a matéria o presidente do Legislativo, vereador Alvicio Souza da Silva (MDB) usou a palavra pra justificar seu voto, quando destacou. “Não adianta ninguém achar ruim. Aqui nós tamo [sic] trabaiando [sic] com democracia”.
Ele citou a secretaria municipal de Obras como exemplo, uma vez que já comandou a pasta, pontuando dificuldades de deslocamento e alimentação enfrentadas pelos servidores no interior do município e que interferem no rendimento do trabalho. Quando foi questionado enquanto falava o presidente reagiu com rispidez.
“Vocês têm que escutar eu falar. Vocês calem a boca. Quem manda aqui é eu. O meu momento de falar é eu que falo e vocês têm que me escutar”, enfatizou.
Finalmente o PL 023/2022 foi aprovado por unanimidade dos vereadores que louvaram a iniciativa em suas manifestações.
Clique na imagem e assista o vídeo da sessão: