Na segunda metade do mês de fevereiro o 1º Batalhão Ferroviário de Lages iniciou suas atividades nos Lotes 1 e 2 das obras de duplicação da BR-116/RS de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Unidade Local de Pelotas. No dia 14/03, a equipe da Gestão Ambiental do empreendimento esteve presente no canteiro de obras, localizado em Barra do Ribeiro, para apresentação dos trabalhos realizados ao longo da rodovia.
Durante a reunião foi apresentada a equipe e as ações dos 27 programas ambientais previstos no processo de licenciamento ambiental do empreendimento. Fotos das atividades ligadas à fauna e à flora, assim como as ações com as comunidades lindeiras, foram utilizadas para exemplificar o trabalho.
Segundo o Major Rômulo Fabiano Pacheco Ravázio, Comandante da Operação Guaíba, a parceria entre o exército e a Gestão Ambiental é fundamental para o sucesso do empreendimento como a BR-116. “O exército procura atacar em todas as áreas administrativas e operacionais da obra e a questão ambiental não seria diferente. Principalmente quando a obra for entregue no prazo, na qualidade desejada e sem deixar nenhum passivo para a população, principalmente para os usuários dos Lotes 1 e 2”. Participaram do encontro os engenheiros do DNIT, da Supervisão de Obra e da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Fonte: Gestão Ambiental / BR-116