Neste sábado, 28 de outubro, um eclipse lunar parcial ocorrerá e será visível no Brasil.
A visibilidade do eclipse dependerá da posição da Lua quando estiver coberta pela sombra da Terra. Diferentemente dos eclipses solares, é seguro olhar diretamente para o satélite durante esse evento.
O eclipse poderá ser observado em várias regiões do mundo. No Brasil, a maioria das regiões verá a fase penumbral, onde a Lua será coberta pela sombra mais clara da Terra, tornando as mudanças em sua coloração pouco perceptíveis. Algumas áreas do leste do país, como Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, terão a oportunidade de observar o eclipse parcial, quando a Lua estará coberta pela sombra mais escura do planeta.
O fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, projetando a sombra da Terra no satélite. Há duas partes da sombra: a penumbra, que ainda recebe a luz solar, e a umbra, que é a sombra escura sem nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua entra na umbra, ocorre o eclipse parcial, e quando fica completamente mergulhada na umbra, temos um eclipse total da Lua.
Neste sábado, a Lua entrará totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção “mordida”. A visibilidade do eclipse dependerá da localização da Lua quando estiver sob a sombra da Terra, sendo mais nítido em algumas partes da Região Nordeste, especialmente em cidades litorâneas.
O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo no YouTube, onde astrônomos profissionais e amadores participarão do projeto “O Céu em sua casa: observação remota”.