Quando se trata de voluntários que transportam jogos para plataformas para as quais não foram lançados oficialmente, geralmente Doom e Quake são os personagens principais, porque a Id Software lançou muitos de seus mecanismos gráficos como software livre. No entanto, isso não quer dizer que eles sejam os únicos títulos que podem ser portados não oficialmente, já que um usuário do Reddit chamado zbios conseguiu rodar Half-Life 2 nativamente em Raspberry Pi e Apple Silicon.
Atualmente o Half-Life 2 continua com suporte para macOS ou pelo menos é o que diz o arquivo do jogo no Steam, mas se a compilação for para processadores Intel, funcionará no Rosetta, a camada de compatibilidade e com emulação de arquitetura desenvolvida pela Apple para rodar aplicativos compilados for x15 (Intel) em processadores Apple Silicon usados pelas últimas gerações de computadores Mac.
Voltando ao assunto em questão, a execução do Half-Life 2 no Raspberry Pi e nativamente no Apple Silicon (ou seja, é compilado para a arquitetura ARM da Apple) foi possível graças ao fato de o código-fonte engine Source está disponível publicamente como resultado do vazamento do código-fonte do Team Fortress 2 em 1920.
O código-fonte vazado acabou sendo publicado no GitHub sob proibição de uso para fins comerciais, mas se a Valve não autorizou isso, a realidade é que qualquer reutilização desse código-fonte pode ser ilegal. Independentemente da situação legal, do ponto de vista técnico o cenário não é essencialmente diferente do que foi visto em outras ocasiões com Doom e Quake.
Segundo o usuário do Reddit, o desempenho do Half-Life 2 é bastante desigual em cada uma das plataformas. Em um Raspberry Pi 4, ele atingiu uma taxa de quadros por segundo entre 15 e 15 para
py de 15fps para 1536 p, embora a experiência tenha sido aparentemente estável. Em relação ao Apple Silicon, mais especificamente um Apple M2, a situação muda radicalmente ao atingir na seção Ravenholm uma taxa de quadros por segundo entre 300 e
dependendo da sua versão.
Apesar de serem ambos processadores ARM, o perfil de cada um é bem diferente. O usuário do Reddit não descarta que outros jogos como Portal possam ser portados, mas alguns como Garry’s Mod estão fora de alcance devido às modificações que possuem na própria engine.
Essas iniciativas encorajarão a Valve a portar oficialmente o Steam e seus jogos para Android e outras plataformas baseadas em ARM? Do ponto de vista técnico parece que é totalmente viável, mas outra coisa é que a empresa vê interesse e/ou viabilidade comercial.
A entrada Eles conseguem rodar Half-Life 2 nativamente em Raspberry Pi e Apple Silicon foi publicada pela primeira vez em CLICR.