Reunião dos Secretários Municipais da Educação da Região ACOSTADOCE e da União dos Conselhos Municipais da Educação – UNCME debateu temas relacionados a educação

Nesta terça-feira, 27 de agosto, ocorreu mais uma reunião dos secretários municipais da Educação da região ACOSTADOCE e também da União dos Conselhos Municipais da Educação – UNCME. A reunião foi sediada pelo município de Sertão Santana.

As reuniões de secretários da educação são baseadas nas pautas da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RS, sendo que a secretária municipal da Educação de Camaquã, Eva Rosi Bueno Nunes é presidente da regional da ACOSTADOCE.

A função da UNDIME é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de Educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Por isso, a importância dos dirigentes de educação reunir-se mensalmente para estudar conjuntamente, planejar e articular ações educacionais, compartilhar ideias, saberes e problemáticas para busca de soluções plausíveis, assim como discutir metas, atualizarem-se frente ao cenário nacional de educação e as novas perspectivas de ensino e aprendizagem.

A reunião foi recepcionada pela educadora Cíntia Gimenes Navas. O prefeito municipal, Irio Miguel Stein e o secretário da Educação, Lucas José Naibert Gelinski, estiveram presentes e realizaram uma fala aos secretários de educação dos municípios vizinhos.

Em seguida, a reunião se dividiu em dois grupos, os de secretários de educação e os de conselheiros da UNCME. Os grupos trataram assuntos específicos de sua área de atuação. Camila Bombardelli – Presidente do Conselho Municipal da Educação – CME de Cerro Grande do Sul e Letiane Lemes Nobre – Presidente do Conselho Municipal da Educação de Camaquã – CMEC, conduziram a reunião da UNCME.

A presidente da regional – secretária Eva Rosi, deu início à pauta da reunião de secretários com um vídeo motivacional que abordou questões de liderança e a vontade de fazer algo em prol daquilo que se acredita e se espera enquanto gestão.

Na sequência falou a vice da regional ACOSTADOCE e secretária adjunta da Educação de Cerro Grande do Sul, Andréa Wolfle Zenker. Ambas representaram a regional no 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Mata de São João/Bahia, nos dias 13 a 16 de agosto de 2019. O tema do fórum foi: “Qualidade da Educação: Financiamento, Gestão e Aprendizagem”. O objetivo do mesmo foi debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira. As secretárias discorreram sobre assuntos do fórum, tais como:

  • Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação;
  • Ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação;
  • O processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios;
  • Processos de alfabetização – Por um Brasil alfabetizado;
  • Políticas e programas para garantir o direito à educação;
  • Metas do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da Secretaria de Educação Básica – SEB;
  • Rede Nacional Primeira Infância – RNPI;
  • Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem;
  • “Competências Socioemocionais: aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”.

A seguir, as secretárias apresentaram a nova gestão da UNDIME Nacional para o biênio 2019/2021. A instituição será comandada pelo dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) – Luiz Miguel Martins Garcia, e pelo dirigente de Educação de Goiânia (GO), Marcelo Ferreira da Costa, como vice-presidente.

Marcelo Malmann, dirigente municipal de Educação da cidade de Estrela,  integrou a nova diretoria da UNDIME nacional como secretário da coordenação técnica, representando o Rio Grande do Sul. A presidência da região Sul foi assumida pela dirigente de Blumenau – SC, Patrícia Lueders.

Após essas informações e atualizações, as secretárias Eva Rosi e Andréa realizaram o compartilhamento de saberes junto aos demais secretários, quando cada um teve a oportunidade de falar sobre os Fóruns Regionais que participaram, como está ocorrendo a implementação dos Planos de Carreira Municipal, a construção da BNCC e o Dia D para discussão da mesma. Ainda foi repassado a agenda dos próximos Fóruns:

  • 26/09 – Candiota;
  • 24/10 – Caxias do Sul;
  • 18/11 – Turuçu.

Por último foi explanado a LEI Nº 13.819, de 26 de abril de 2019 – Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.

No término da reunião, os membros que compõem a regional, receberam um mimo de Sertão Santana: Uma linda garrafa de suco produzida pelo próprio município.

Os organizadores consideram que estas reuniões além de mostrar que os municípios estão unidos em prol de melhorias e compartilham seus desafios conjuntamente, ajuda no conhecimento e apreciação da cultura dos munícipes vizinhos.

Fonte: Ascom Secretaria Municipal da Educação de Camaquã