Prefeitos e secretários municipais de Turismo dos municípios de Arambaré, Camaquã, Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano estiveram reunidos na sexta-feira (08) para tratar da criação de um roteiro turístico na Região Centro Sul do RS, batizado de “Rota das Etnias”. O projeto pretende dar destaque às culturas gaúcha, pomerana, alemã e polonesa, predominantes nestes Municípios. O encontro contou ainda com diversas outras pessoas que estão envolvidas na elaboração do roteiro turístico.
O principal objetivo da ação, segundo os idealizadores, é atrair turistas do Brasil e de outros países para visitar e conhecer nestes municípios os diversos lugares e iniciativas que evidenciam, preservam e valorizam os traços da cultura oriundos da colonização dos respectivos povos e das raízes do Estado.
Dentre os aspectos levantados pelas análises dos propositores do roteiro está a constatação de que os municípios integrantes do projeto estão em uma região privilegiada geograficamente, formando um corredor de passagem para turistas que entram no Brasil, oriundos dos países vizinhos do Mercosul. O plano é acolher estes turistas de modo que a região deixe de ser apenas uma via de acesso, mas que ofereça condições e atrativos para a permanência destas pessoas, com hospedagem e estruturas adequadas.
Outro fator positivo considerado pelos elaboradores do projeto é a recente duplicação de grande parte da BR-116 entre Guaiba e Pelotas que facilitou o acesso à região. A rodovia tem influência direta para a atração de visitantes da região Metropolitana de Porto Alegre, que têm o hábito aos finais de semana de fugirem do agito das grandes cidades e procurarem opções de lazer e descanso cidades do interior do Estado.
Soma-se a isto o grande potencial de belezas naturais e aspectos culturais característicos das etnias, incluindo a gastronomia, a língua, os costumes, a produção artesanal, entre outros. Neste sentido um grande diferencial do roteiro é a condição de Serra e Litoral em um mesmo destino oferecida pelos municípios integrantes do projeto.
Dos encaminhamentos do encontro ficou definida o agendamento de uma reunião com o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub para apresentação do projeto e início dos trâmites legais de reconhecimento da Rota das Etnias. Outra parte do trabalho será a divulgação do roteiro entre os empresários de cada um dos municípios com vistas à conscientização das possibilidades e oportunidades geradas pela ação.
Dos resultados esperados se incluem o interesse de investidores que possam apoiar o projeto, considerando os retornos que o roteiro pode proporcionar. O setor turístico no país e no mundo, segundo os números apontados pelo IBGE e Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), tende a seguir em alta nos próximos anos, embalados com a retomada do pós-pandemia, portanto um bom atrativo para investimentos.