Na última quinta-feira (5), o ministro da Educação, Victor Godoy, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, anunciaram uma novidade em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado por meio de transferência via PIX ou cartão de crédito.
A mudança tem como objetivo facilitar a inscrição dos interessados em realizar o exame. No que se refere ao valor da taxa, este foi fixado em R$ 85 para as duas versões de aplicação da prova (impresso e digital). Este é o quarto ano consecutivo que o valor da inscrição não sofre reajustes.
A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (6). Destaca-se que a atualização não anula a forma de pagamento tradicional. Se preferir, o candidato poderá solicitar o boleto por meio da Página do Participante e efetuar pagamento em agência bancária, agência dos Correios, casa lotérica ou aplicativo bancário.
As inscrições para o Enem começam na próxima terça-feira (10), com encerramento previsto para o dia 21 de maio. Os candidatos poderão realizar o pagamento das taxas de inscrição até dia 27 de maio. Vale ressaltar que aqueles que adquiriram isenção da taxa não precisam realizar pagamento para confirmar participação na prova.