Na tarde desta terça-feira, 04 de março, uma comitiva formada pelo prefeito, Renato Gonczoroski, vice-prefeito, Betinho e o secretário municipal da Agricultura, Moisés Segaspini esteve visitando um empreendimento que já está gerando renda e empregos em Mariana Pimentel, na Linha Vitorino. Trata-se de um engenho de produção de cachaça, um projeto exclusivo com investimento de mais de meio milhão de reais e com previsão de término das obras para junho deste ano.

O projeto é uma parceria formada pelos sócios Marcelo Fasoli e Edson Marcos, com apoio e participação direta de Marcos Fasoli. Edson conta que em dois anos de desenvolvimento do projeto, a parte mais difícil foi a de aprender, entender e conhecer sobre o processo de produção o qual destaca que deve primar pela qualidade e não pela quantidade, tendo como foco principal a exportação do produto.

Os sócios já estiveram em diversas capacitações e relatam que todo o projeto foi aprovado e está sendo construído conforme as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A estimativa inicial de produção é de 60 mil litros ao ano, contudo o engenho terá capacidade para a produção de 300 mil litros ao ano. Segundo Marcos Fasoli, um dos coordenadores do projeto, para a produção de 60 mil litros/ano são necessários 10 hectares de área plantada de cana-de-açúcar. Na propriedade, seis hectares já estão em uso e os outros quatro hectares os sócios pretendem terceirizar, sendo mais uma forma de geração de renda no município.

A previsão é que com o engenho funcionando, 10 funcionários sejam contratados, dois deles profissionais técnicos e oito para atender a linha de produção que vai desde o corte da cana ao envelhecimento, passando pela moagem, fermentação e destilação.

Edson destaca que a produção terá um ciclo fechado, ou seja, zero resíduos para o meio ambiente já que todo o subproduto será reaproveitado, afirma o empresário, inclusive a produção de etanol para utilização na frota da empresa, a partir de sobras da linha de produção da cachaça.

Os agentes púbico municipais visitaram todos os espaços e parabenizaram os empresários pelo empreendimento e grande investimento. O grupo desejou sucesso ao novo negócio que poderá levar o nome de Mariana Pimentel para outros estados e também pra fora do Brasil, além de geração de renda e possibilidades turísticas para o município.

Fonte e fotos: Ascom Pref. Mun. Mariana Pimentel