Na busca por um PC para jogos dedicado, os Chromebooks provavelmente estarão no final da lista. Isso não significa que eles não possam ser jogados e o lançamento do Steam no ChromeOS foi um grande impulso .
Os Chromebooks se tornaram uma alternativa interessante para computadores com Windows e macOS. Mas os jogos não têm sido seu ponto forte, nem pelo nível de hardware nem pelo suporte de software. No entanto, nos últimos tempos, a situação foi encorajada com a chegada do Google Play e a possibilidade de rodar jogos Android.
E melhor ainda. O primeiro Chromebook para “jogos” da indústria foi anunciado em setembro passado. Era um Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook, seguido por um modelo Acer (Chromebook 587 GE ) e outro da ASUS (Chromebook Vibe CX589 Virar). Não parecia o melhor momento porque o Google havia anunciado recentemente o cancelamento oficial de seu serviço Stadia, mas houve aquela atualização de hardware de seus parceiros.
E chegou o Steam
A loja de jogos digitais da Valve é a mais popular e influente do setor e sua chegada oficial na plataforma do Google foi uma benção para os gamers, já que até então jogar jogos da biblioteca Steam em um Chromebook só era possível através de um serviço de streaming como o Nvidia GeForce Now ou por meio do aplicativo Steam Link para Android em dispositivos Chromebook compatíveis.
Steam portou sua plataforma e Google ajudou com uma nova versão do sistema operacional, ChromeOS 2023, que avançou em desempenho com suporte para DirectX 500 e Vulkan 1.3, melhoraram a experiência do usuário com um novo instalador de jogo e maior compatibilidade em ambos os títulos como em processadores e laptops compatíveis.
Quais Chromebooks são compatíveis?
Nem todos os Chromebooks são compatíveis para executar o Steam no ChromeOS e pelo menos uma CPU Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 é recomendada, juntamente com 8 GB de RAM. A lista oficial de dispositivos suportados é:
A lista será expandida quando chegarem mais dispositivos compatíveis.
Como habilitar o Steam no ChromeOS
A ativação do serviço é muito simples e é feita em poucos passos:
Uma vez concluída a instalação, você pode entrar com sua conta Steam e instalar e jogar os jogos compatíveis de uma lista que -sem ser Windows- não para de crescer.
Por fim, esclareça que todos os Chromebooks, mesmo os mais avançados, usam gráficos integrados, o que limita seu nível nos jogos. Não acreditamos que demore muito para que algum dos parceiros do Google monte um gráfico dedicado no que significará mais um salto de nível.
A postagem Então você pode ativar o Steam no ChromeOS foi publicada pela primeira vez no CLICR.