10.8 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 19, 2024

Entre na edição de vídeo com estas seis ferramentas gratuitas

A edição de vídeo é um setor que soa como algo muito profissional e que exige muito conhecimento. Embora para ganhar a vida com isso seja necessário ter conhecimento e dominar alguma ferramenta profissional para esse fim, a realidade é que pessoas com conhecimento intermediário de informática podem entrar e começar a aprender. No entanto, a autoaprendizagem provavelmente será difícil, especialmente se você começar com uma solução que não corresponda às habilidades do usuário.

Por outro lado, as partes mais essenciais da edição de vídeo tendem a ser semelhantes entre todos os editores, portanto uma vez adquiridos certos fundamentos, o usuário poderá experimentar até encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades. workflow e os resultados que você deseja obter. Aqui é importante ter em mente que a solução mais profissional não precisa ser aquela que melhor se adapta ao conteúdo que se pretende criar, pois é possível que a solução profissional acabe por oferecer um grande número de opções e possibilidades que não vão embora. nunca usar.

Você está interessado em editar vídeos ou se tornar um youtuber? Além de algumas ferramentas e dicas adicionais que postamos há alguns meses, vamos mencionar cinco editores de vídeo gratuitos e uma ferramenta adicional que pode ajudá-lo a se aprofundar neste setor empolgante.

Kdenlive

Um dos editores de vídeo mais conhecidos entre aqueles que se dedicam à edição de vídeo não profissional (embora existam pessoas que o utilizam profissionalmente). Kdenlive faz parte do KDE, o projeto por trás do conhecido desktop para Linux, embora também tenha versões para macOS e Windows. Como não poderia deixar de ser, visto sua origem, trata-se de um software livre, portanto seu código-fonte pode ser auditado livremente e qualquer pessoa com o conhecimento necessário pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Kdenlive é um editor de vídeo muito poderoso com muitas possibilidades. Por herdar a filosofia do KDE, ele é altamente personalizável, o que funciona a seu favor nesse sentido, pois o usuário, com paciência, pode aprender a utilizá-lo apenas realizando o típico processo de tentativa e erro processo. Na época, dedicamos um extenso guia introdutório a ele, porque ensinar a dominar uma aplicação dessas características para uso real exigiria a criação de uma enciclopédia completa.

Kdenlive

DaVinci Resolve

E agora saltamos para o setor profissional com um dos editores mais conhecidos do segmento: DaVinci Resolve. Para muitos é o grande rival do Adobe Premiere e tem a vantagem de poder ser usado gratuitamente, embora com certas limitações. É o aplicativo mais poderoso de todos os que vamos citar nesta lista.

O DaVinci Resolve possui uma interface intuitiva e se destaca por ter recursos como um poderoso corretor de cores, personalização no nível do áudio, edição multicâmera e capacidade de adicionar títulos 2D e 3D. Tem mais do que provado seu valor em ambientes de produção profissional, onde tem muitos seguidores.

No entanto, tem uma grande desvantagem além das limitações da versão gratuita, que pode não ser um problema para usuários não profissionais, que é o fato de que nem todos os tutoriais para aprender a usá-lo são gratuitos. Possui versões para Windows, macOS e Linux , embora para o último sistema o usuário possa estar limitado em termos de drivers e distribuições que podem ser utilizadas.

Shotcut

E voltamos ao caminho dos editores de vídeo publicados como software livre com Shotcut. Este aplicativo tem aspirações profissionais e se destaca por seu poderoso suporte multiplataforma, bastante consistente entre Windows, macOS e com builds oficiais nos três principais formatos universais de pacotes Linux: Flatpak, AppImage e Snap.

Entre as funcionalidades que promove, destaca-se o suporte para 4K , uma resolução suportada por muitos grandes criadores de hoje, mas no fundo também não é um aspecto tão importante, visto que o a maior parte do YouTube é consumida a partir de celulares. Também tem suas possibilidades na hora de lidar com timelines e não requer importar os vídeos para o editor, o que pode ajudar a economizar tempo dependendo do projeto.

Como sua interface foi projetada com o Linux em mente, pode parecer um pouco estranho no Windows e no macOS, mas isso não quer dizer que não funcione perfeitamente nos dois grandes sistemas de desktop proprietários. Seu desenvolvimento é bastante ativo e com o passar das versões aumenta o número de formatos de arquivo multimídia que suporta.

Avidemux

Avidemux

E agora baixamos a fasquia ao nível dos conhecimentos exigidos, embora sem sair do caráter de software livre e multiplataforma com versões para Windows, Linux e macOS. Avidemux se destaca das demais opções citadas neste verbete pela facilidade de uso, já que é um aplicativo bastante simples. Isso pode jogar a seu favor para quem procura algo muito básico e contra quem prefere ter mais possibilidades.

O Avidemux suporta corte, codificação e filtragem de clipes simples . Sua interface simples o torna muito atraente para iniciantes e para aqueles que querem apenas fazer pouco mais do que converter formatos ou aplicar alguma modificação simples. Claro que seu desenvolvimento pode ficar um tanto estagnado, pois nem todos os projetos de software livre possuem os recursos necessários para se manter em constante atualização.

Avidemux

OpenShot

OpenShot é um editor de vídeo que compete com outros como Kdenlive e Shotcut porque tenta oferecer uma quantidade relativamente alta de possibilidades, é publicado como software livre e possui builds para Windows, Linux e macOS . No entanto, para alguns perdeu o rumo em relação aos seus rivais, especialmente em termos de estabilidade e velocidade no seu desenvolvimento.

Entre suas possibilidades estão faixas ilimitadas, mixer de áudio, pré-visualizações em tempo real ao criar transições entre clipes e suporte para arrastar e soltar elementos. A intenção dos desenvolvedores com o OpenShot é oferecer um equilíbrio entre uma interface fácil de usar e disponibilizar opções avançadas , por isso pode ser um bom ponto de partida para iniciar a edição de vídeo.

O usuário pode fazer coisas como escalar clipes, redimensionar clipes, girar, cortar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem e marcas d’água.

Avidemux

Freio de Mão?

Às vezes, o que você quer fazer não é uma edição, mas uma simples conversão de formato. Digite HandBrake, um poderoso conversor de mídia lançado como software gratuito e com compilações para Windows, Linux e macOS.

O HandBrake é um desenvolvimento com duas décadas de história e é uma das ferramentas mais utilizadas em seu segmento, embora seu desenvolvimento possa ser um tanto lento para os padrões atuais. Como já dissemos, não é um editor, mas um conversor dedicado a converter arquivos multimídia de um formato para outro, principalmente vídeo. Além disso, suporta NVENC para renderização de hardware usando uma placa de vídeo NVIDIA.

Esta ferramenta pode ser muito útil para reduzir um vídeo e torná-lo mais “digerível” para o YouTube ou para sua incorporação direta em uma página da web, já que os dados disponíveis para conexões de Internet móvel são limitados.

HandBrake

KdenliveConclusão

Como podemos ver, não é necessário gastar dinheiro para iniciar a edição de vídeo, e o fato de essas soluções serem totalmente gratuitas permite que o usuário aprenda no seu próprio ritmo e sem pressão. No entanto, se você começou a ganhar dinheiro fazendo vídeos com alguns dos aplicativos mencionados, nunca é demais doar algo para contribuir com seu desenvolvimento e manutenção se você não tiver conhecimentos de programação (se o projeto aceitar doações).

Imagem da capa: Pixabay

A entrada Mergulhe na edição de vídeo com essas seis ferramentas gratuitas foi publicada pela primeira vez no CLICR.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS