26.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, janeiro 27, 2025

Entrevista com Julio Carvalho – Prefeito Eleito em Sentinela do Sul

O Portal ClicR esteve em Sentinela do Sul para uma conversa com o prefeito e vice-prefeito eleitos para o período de 2025 a 2028. Faltando poucos dias para a transição de governo, gostaríamos de saber mais sobre as expectativas e planos para essa nova gestão. Julio, agora com 46 anos, já ocupou uma cadeira no legislativo e esteve à frente da prefeitura em outra ocasião, tendo sido eleito prefeito em 2012; portanto, já traz consigo uma experiência significativa.
Primeiramente, gostaríamos de saber quem é o Julio enquanto vereador e como ele pretende atuar como prefeito. Quais são as principais diferenças que podemos esperar na abordagem e prioridades?

Julio – Primeiramente gostaria de cumprimentar a todos. Bom, respondendo à tua pergunta; minha história não se resume ao último mandato como vereador. Já fui vereador em 2004 e 2008, sendo dois anos presidente da câmara. De 2008 a 2012, novamente vereador, e dois anos como presidente da câmara, de 2013 a 2016, fui prefeito e voltei como vereador de 2020 a 2024. Então, já venho alternando entre legislativo e executivo há vários anos. Isso faz com que eu tenha um bom entendimento de como funciona. São dois poderes independentes, mas que devem trabalhar de forma harmônica. Por já ter trabalhado de ambos os lados, sempre brinco dizendo que já estive dos dois lados do balcão. Todo esse tempo na vida pública facilita muito. Isso faz com que eu entenda melhor como deve ser esse trato entre os poderes. Uma das frases que indica muito como vai ser a nossa gestão é a nossa frase de campanha: “Mudança com respeito e diálogo”. Esse respeito será com o legislativo, com a população, com os funcionários, sempre buscando uma maneira harmoniosa e pacífica para a nossa administração, visando um bom entendimento entre todas as pessoas de Sentinela do Sul.

Portal ClicR – Nilson, quais foram as motivações que levaram você e o Julio a concorrerem nesta eleição?

Nilson: Meus cumprimentos a todos e voltando um pouquinho para me apresentar, fui vereador por seis legislaturas em Sentinela do Sul, desde 1998, quando assumi como suplente. Desde então, senti que precisava fazer mais, buscar resultados melhores. Um vereador tem bom desempenho, consegue apresentar projetos e requerimentos, mas eu sentia que faltava algo. Conversando com o Julio, hoje futuro prefeito, percebemos que, em 20 anos de política, nunca tínhamos fechado uma chapa pura do mesmo partido. Conversamos e, em menos de 10 minutos, acertamos os pontos. Nosso entendimento é ser mais humano, atender as pessoas na rua, conhecer suas necessidades. Hoje vemos um interior muito abandonado em Sentinela do Sul, especialmente na agricultura. Nosso objetivo é que as pessoas cresçam junto conosco, ver resultados. Em um município pequeno como Sentinela, as pessoas procuram o prefeito e vice na rua, nem sempre no gabinete. Nosso pensamento é de crescimento e desenvolvimento de Sentinela.

Portal ClicR – Nilson, sabemos da tua trajetória política, na vida pública, com cargos como Secretário da Agricultura e mandatos no legislativo. Como você contribuirá para essa gestão?

Nilson – A partir de janeiro, vamos cobrar de nós mesmos esses resultados. É isso que as pessoas esperam há muitos anos. Na saúde, por exemplo, precisamos de um plantão 24 horas. Não prometemos, mas nos comprometemos com a população. E há várias outras questões da nossa campanha.

Portal ClicR – Diante desse ano decisivo na política, vocês já têm nomes para as secretarias municipais? Haverá alguma mudança ou criação de novas secretarias?

Julio – Quanto à criação de novas secretarias, nesse primeiro momento não pensamos nisso. Já há secretarias suficientes. Se vai haver mudanças? É lógico que sim, até porque nossos eleitores votaram por uma mudança, que passa não só pelo prefeito e vice, mas também pelas pessoas à frente da administração em cargos de confiança. Isso é natural. Nosso eleitor pediu essa mudança. Todos os nomes das secretarias ainda não estão definidos, prefiro esperar mais um pouco para anunciar quando tivermos todos. Mas já estamos com mais de 50% do nosso secretariado definido. Podemos fazer algumas modificações, pois há cargos de confiança com um nível de exigência incompatível com o salário, enquanto outros cargos menos complexos têm salários mais altos. Por uma questão de justiça, talvez façamos ajustes para equilibrar essa questão.

Portal ClicR – Assumindo agora em janeiro, após arrumar a casa, o que será prioridade nesse primeiro momento da gestão?

Julio – Nossa prioridade máxima é o atendimento médico 24 horas. A atual licitação dos serviços médicos se extinguiu em 30 de novembro, a nova administração precisa fazer uma nova licitação para não deixar esse período sem médicos. O tribunal de contas já orientou que deveríamos ser ouvidos, pois apesar de ser feita dentro deste mandato, vai repercutir no próximo. Já passamos para a comissão de licitação que, a partir de janeiro, deve prever médico 24 horas. O processo licitatório ainda está conturbado, uma das empresas participantes entrou com recurso, gerando atraso. A administração terá que fazer um contrato aditivo com a atual empresa. Dia 20 de dezembro está marcada a nova licitação, e para esta já está prevista a questão de atendimento médico 24 horas e mais especialidades médicas.

Portal ClicR – Sabemos que a eleição em Sentinela do Sul foi bem acirrada, com apenas 29 votos de diferença. Como você pretende unir a comunidade e garantir que todas as vozes sejam ouvidas durante seu mandato?

Julio – Nosso perfil é conciliador. Fizemos nossa campanha dizendo que não haveria perseguição, que após as eleições não haveria mais partidos políticos, e que todos os cidadãos seriam tratados de maneira igualitária. Acredito que logo que começarmos, a população perceberá isso. Quando o povo perceber que, independentemente de quem votou, todos estão sendo tratados de forma igualitária, sem privilégios para uns e prejuízos para outros, isso por si só trará união e acabará com as brigas políticas. Mesmo com a eleição apertada, as pessoas vão sentir. Fizemos 50% dos votos, mais 29 votos de diferença. Em municípios com 3 ou 4 candidatos, às vezes um prefeito se elege com 30% da população. Nós nos elegemos com 50% da população. E quanto ao restante da população que não nos escolheu, nós os vemos como cidadãos de Sentinela, e não como adversários políticos. Nosso objetivo é trabalhar de maneira inclusiva e igualitária, tratando todos com o mesmo respeito e consideração.

Portal ClicR – Falando de educação, sabemos que sempre há o que fazer, e que a educação é a base e o futuro. Dito isso, quais são as principais iniciativas e investimentos planejados para melhorar a qualidade da educação em Sentinela do Sul durante o seu mandato?

Julio – Eu penso em qualificação. Apesar do nosso quadro já ser qualificado, sempre há o que melhorar para levar um ensino de qualidade aos nossos alunos. Também estamos considerando o ensino complementar, algo que está muito em evidência hoje em dia. Concordo bastante com a ideia de trazer coisas do cotidiano que o aluno possa realmente aproveitar na vida dele, como a cultura maker. Tudo isso visa aumentar o nosso índice do IDEB. O objetivo é que nossos alunos tenham um ensino cada vez melhor. Além disso, temos outras questões, como melhorar a qualidade do transporte ofertado aos nossos alunos. Querendo ou não, isso acaba refletindo no ensino. Não sair tão cedo, não chegar tão tarde, tudo isso deverá ser reavaliado, pois também impacta na qualidade do ensino.

Portal ClicR – A coleta de lixo tem sido um desafio em Sentinela do Sul, assim como em muitos outros municípios. Quais são as alternativas viáveis que vocês estão considerando para resolver essa questão de maneira eficiente e sustentável?

Julio – A questão do lixo estava no nosso plano de governo. Aos poucos, queremos começar focando na educação, ensinando os alunos a fazer a separação do lixo e trazendo essa mentalidade para que eles levem para os pais. Paralelamente, queremos iniciar um trabalho de coleta seletiva para reciclar o que pode ser reciclado. Temos o lado bom e o ruim: não temos volume de lixo suficiente para tornar o trabalho de reciclagem altamente rentável, mas ainda assim, é uma quantidade expressiva para o tamanho da cidade. Vamos trabalhar nessa questão, começando a fazer essa separação.

Portal ClicR – Considerando a importância das estradas para o escoamento da produção agrícola de toda a região, quais são os planos e investimentos previstos para melhorar e manter a infraestrutura rodoviária durante o seu mandato?

Julio – Isso é algo que falamos bastante durante a campanha. As estradas, especialmente na época de poucas chuvas, precisam de um trabalho de reestruturação para não ficarmos apenas na manutenção superficial. Quando chega a época de chuvas intensas, o município fica sem estradas em condições adequadas de trafegabilidade. Nosso plano é aproveitar essa época de pouca chuva para reestruturar e fazer um trabalho bem-feito, para que não volte a dar problemas. Sabemos que o município já teve um parque de máquinas bem menor em relação à quantidade de máquinas que temos hoje e, mesmo assim, as estradas estavam em melhores condições.

Portal ClicR – A nossa pergunta seria sobre a ampliação do atendimento médico em Sentinela do Sul. Mas já abordamos esse assunto anteriormente, mas gostaríamos de saber, de uma maneira mais geral, o que planejam para a saúde do município, para melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saúde?

Nilson – Na saúde, vemos uma necessidade muito grande, começando pelo atendimento médico 24 horas, que é o básico. Atualmente, nos dias de semana, o atendimento vai até as 22 horas, e nos finais de semana até as 20h. Fora desse horário, as pessoas não têm onde procurar atendimento. Para encaminhar um paciente para Camaquã, por exemplo, é preciso um contato prévio; não podemos simplesmente colocar a pessoa em um carro e levá-la como paciente aleatório. Queremos, a partir do dia 2 de janeiro, ter o atendimento médico 24 horas, além das consultas de rotina com especialistas. Precisamos aumentar também o atendimento fisioterápico, pois temos muitos casos de fibromialgia no município. Na área odontológica, é importante realizar um controle nas escolas, focando na saúde bucal das crianças. Também precisamos regionalizar os encaminhamentos do GERCON e do Tele Saúde, para evitar custos elevados com transporte para municípios distantes. Nosso objetivo é melhorar ao máximo o atendimento à saúde, pois é uma necessidade vital para a população.

Julio – Hoje, apenas uma parte do município está coberta pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Queremos estender essa cobertura com os agentes comunitários de saúde. A prevenção é essencial, pois custa muito menos do que tratar doenças. Pretendemos trabalhar para cobrir 100% do território com a ESF, visando a prevenção e a saúde integral da população.

Portal ClicR – Voltando agora para a agricultura, sabemos que a agricultura é a base econômica da região. Quais são os principais projetos e iniciativas que vocês pretendem implementar para apoiar os agricultores locais, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade da produção agrícola?

Julio – Eu sou técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, e vejo que hoje a maioria dos projetos de diversificação depende muito da assistência técnica. A diversificação de culturas só vai para frente com o suporte técnico adequado. Sem essa assistência, os agricultores ficam desamparados. O primeiro passo é reforçar a equipe da agricultura, já que estou saindo e a equipe da Emater está desfalcada. Um projeto muito bom que está em andamento é a produção de pepino em conserva, mas está sem apoio técnico. Tanto os novos produtores quanto os que já produzem há algum tempo estão sem esse amparo. Diversas iniciativas de diversificação enfrentam o mesmo problema.

Portal ClicR – Sentinela do Sul recebeu o título de Capital Gaúcha do Arroz Cachinho, o que destaca a importância da nossa produção agrícola. Quais iniciativas vocês pretendem adotar para aproveitar este título e promover o turismo gastronômico na região, atraindo visitantes e valorizando ainda mais a nossa cultura e economia local?

Julio – Esse título não é tão recente assim, foi concedido em 2015 pela Assembleia. O projeto, na verdade, iniciou na época do Marcus Vinícius. Sempre teve algum apoio do município. Eu vejo dessa forma, o município tem que ser um apoiador. Na questão do turismo, sabemos que há muitas pessoas organizadas trabalhando bem. Futuramente, vamos procurar esse pessoal para “casar” com essa questão gastronômica, aproveitando bem o título de Capital Gaúcha do Arroz Cachinho. Queremos juntar essa iniciativa na área do turismo com a gastronomia.

Portal ClicR – Para finalizar, gostaríamos de saber como está o processo de transição de governo?

Julio – Hoje, diferente de 2012, há uma lei federal que ampara e prevê todos os trâmites de uma transição de governo. Posso dizer que começou um pouco tarde; eu gostaria de ter começado antes. Há um processo burocrático muito grande, onde tudo se dá através de ofícios, o que acaba demorando um pouco mais. Mas posso dizer que está fluindo.
Portal ClicR – Nós gostaríamos de agradecer a presença de vocês. Sabemos que é um tempo difícil, que todos estão na correria nesse ano de transição, então gostaríamos de agradecer.

Julio – Uma outra questão que acabamos não comentando é a captação de recursos, uma área em que vamos focar muito. Precisamos captar recursos externos, o que muitas vezes depende de ter bons projetos. Às vezes, é isso que falta para atrair recursos de fora. Vamos focar bastante nisso. Outra questão em que vamos trabalhar muito é o foco em resultado. Vamos providenciar uma palestra motivacional para manter sempre em mente isso: foco em resultado. Quanto às considerações finais, queria agradecer ao portal ClicR por esse espaço. A partir de janeiro, seremos prefeitos de todos. Vamos fazer de tudo que estiver ao nosso alcance para honrar o nosso mandato e a chance que nos deram.

Nilson – Agradeço ao Regional de Notícias e quero deixar bem claro para a população que estamos comprometidos com tudo que falamos durante a campanha e vamos entregar o nosso melhor. Vamos buscar que as pessoas do interior se sintam acolhidas também. Precisamos de uma assistência social que funcione, para que todos sintam orgulho em dizer que são de Sentinela do Sul.

RELACIONADAS