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terça-feira, novembro 19, 2024

Epic Games acusa Steam de introduzir um bloqueio de fornecedor em jogos multiplayer

Epic Games Store está introduzindo mudanças para ganhar apelo em relação ao seu principal rival: Steam. Além de autopublicar os jogos, Tim Sweeney saiu criticando a plataforma Valve, mais especificamente a Steamworks API.

Em uma declaração coletada pela PC Gamer, Tim Sweeney disse que “Steam criou um problema real para a indústria” com a API Steamworks, que não funciona fora de Plataforma da Valve. Sendo mais específico, o fundador, CEO e maior acionista da Epic Games acusou seu rival de ter criado uma espécie de bloqueio de fornecedor que impede os videogames multiplayer trabalhar entre diferentes serviços ou plataformas:

Eles têm uma estratégia clássica de bloqueio em que criam esses serviços que funcionam apenas com sua loja, e isso nos surpreendeu desde o início com vários jogos multiplayer chegando à Epic Games Store. O Steamworks não funcionou em nossa loja, então eles tinham um conjunto reduzido de recursos multijogador ou nenhum, ou estavam limitados a um público muito menor nos dias de lançamento da Epic Games Store, então os jogos pareciam ser quebrado. E lembre-se, Call of Duty passou por um desastre ao ser lançado na Windows Store um tempo atrás, onde você só podia competir com outros jogadores da Windows Store, e não é assim que o PC deveria funcionar”.

Em resposta ao Steamworks, a Epic Games Store tornou obrigatório que os jogos multijogador que também são publicados no Steam sejam compatíveis entre si. Para isso, lançou uma solução chamada Epic Online Services, embora a empresa de Tim Sweeney não impeça que os desenvolvedores usem suas próprias soluções nesse sentido. Outro aspecto a ter em conta sobre o mesmo é que o Steam requer o uso de uma carteira própria para transacções de dinheiro no jogo, enquanto a Epic Games Store oferece total liberdade a esse respeito.

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Além do requisito para títulos multijogador, a Epic Games Store proíbe explicitamente videogames pornográficos . Isso entra em conflito com o Steam, que permite conteúdo pornográfico de 2023, desde que não sejam cenas reais. Neste ponto, entramos em um debate sobre os limites morais e a liberdade de expressão.

Soma-se a tudo isso uma mudança na estratégia exclusiva da Epic Games Store, que a partir de agora se concentrará em títulos de grande orçamento porque são os que geram mais interesse entre Usuários. Entre os títulos exclusivos estão o futuro Alan Wake 2 e os de desenvolvedores como genDESIGN, PlayDead e Mediatonic, que foram adquiridos pela Epic Games.

Outro fato interessante é o fato de que o número total de usuários da Epic Games Store é agora de 240 milhões, o que representa um aumento de milhões em relação ao ano passado. O número de usuários ativos mensais aumentou de 68 milhões para 590 milhões, enquanto com o programa de videogame gratuito, que continuará ativo em 2023 , foram ofertados um total de 68 títulos no valor de 2.354 dólares somando o PVP.

Em suma, a Epic Games vai tentar aplicar contra o Steam a mesma estratégia que usou contra a Apple, continuando assim com sua visão particular de plataformas abertas. Veremos se, além de alguns desenvolvedores que começam a voltar ao Steam, ele também consegue convencer os usuários.

A entrada Epic Games acusa o Steam de introduzir um bloqueio de fornecedor em jogos multijogador foi publicada pela primeira vez no CLICR.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

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