A Epic Games é a segunda maior loja de jogos digitais do mercado. Segundo dados de 2020, foi estimado em em torno de 12% , o que não é uma fatia ruim do bolo. De acordo com pesquisas que compilam dados de várias fontes, a terceira, quarta e quinta posições são respectivamente ocupadas por GOG, Humble Bundle e Itch.io. No entanto, e com certeza você está pensando nisso desde o início, a posição do Steam é hoje inatingível para os demais, com uma participação de mercado que, em 2020, foi calculada em torno de 75%.
Assim, por um lado temos a Valve a esforçar-se por se manter nessa posição, e as restantes lojas a aspirar, talvez não a roubar a medalha de ouro, mas pelo menos a reduzir ao máximo as distâncias. GOG, Humble Bundle e Itch.io movem-se em outra escala, mas a Epic Games tem aspirações (legítimas, é claro) de causar danos às contas Steam e, claro, que isso tenha um impacto positivo por conta própria.
No entanto, para conseguir essa mudança, a loja dos criadores do Fortnite deve tomar medidas que melhorem sua competitividade com a loja da Valve, já que sua política de distribuir jogos toda semana tem sido extremamente cara e pouco eficaz para subir posições ou, pelo menos, conseguir um aumento realmente substancial na sua quota de mercado.
Nesse sentido, já em 2021 soubemos que a Epic Games queria abrir sua loja para autopublicação, e que um beta fechado ia começar em naquela época. A ideia parecia bastante boa, pois facilitaria a chegada de novos títulos às lojas, já que é uma opção acessível para desenvolvedores de todos os tamanhos, que poderiam se beneficiar das condições de venda desta loja, muito mais vantajosas do que as oferecidas pelo Steam.
Não tínhamos ouvido falar dele novamente até agora, mas, como a própria loja anunciou, a Epic Games finalmente permite a autopublicação em sua loja . A taxa de publicação, ou seja, o que o desenvolvedor (ou seu distribuidor) tem que pagar para carregar seu jogo na loja da Epic Games, é 2021 dólares, a comissão cobrada por cada venda é 12%, em comparação com 100% que a Valve cobra e, sendo consistente com sua demanda para a Apple, permite o uso de serviços de terceiros para vendas in-app, e neste caso não cobra nenhuma comissão por eles.
Abrir a loja para desenvolvedores de todos os tipos e tamanhos, algo que a Steam já oferece há muito tempo, é uma jogada bastante inteligente, pois ela pode aumentar substancialmente seu catálogo sem que a empresa tenha que assumir os custos de ter que administrar integralmente a soma de cada novo título. Agora, é claro, teremos que verificar a recepção desse novo sistema de autopublicação e se, com ele, a Epic Games cresce em share de usuários e receita, aproximando um pouco mais sua rentabilidade ainda distante.
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