O dia foi de muita atividade do pessoal voluntário no trabalho de apoio aos desabrigados em Cerro Grande do Sul, com recebimento e separação de doações, foram também enviado um pouco de alimentos, principalmente perecíveis para o município de Guaiba, onde esta se fazendo muito necessário, além do cuidado e o preparo de alimentação para as pessoas que aqui encontram-se abrigada.
A coordenação avaliou que o município atingiu sua capacidade em número de abrigado, devido as espaços físicos e estrutura existente para pode prover de forma adequada, higiene, alimentação e cuidados médicos para as pessoas que aqui se encontram. Sendo assim, o trabalho dar-se-á com o apoio e envio de doações para os outros municípios que possuem um número maior de pessoas e necessitam de ajuda e mantimentos.
É de suma importância salientar às famílias que estão abrigando pessoas em suas casas que é preciso que esta façam o cadastro das mesmas junto ao CRAS para que se tenha o registro e o conhecimento da necessidade de cada individuo, não deixando de salientar que esta família é a primeira responsável pelo provimento destas pessoas, contando com a ajuda da equipe de voluntários assim como com o setor público dentro das condições existente. A ajuda com alimentos, roupas, material de higiene serão oferecidas conforme o recebimento dos donativos de acordo com o cadastramento prévio e disponibilidade. Da mesma forma medicamentos serão oferecido conforme a disponibilidade na farmácia pública, na sua falta terão de ser adquiridos com recursos próprios.
Quanto as doações é importante que as pessoas continuem ajudando, pois o número de desabrigados no Estado é imenso e o excedente arrecadado será destinados para os municípios atingidos (roupas, alimentos e material de higiene).Quem preferir fazer sua doação em dinheiro, poderá fazê-la através de PIX na conta aberta para este fim, que já está sendo divulgada no portal ClicR e nas redes sociais (A chave é o email: [email protected]), jáque se refere a doações de produtos perecíveis, importante fazer contato com a Catiane na Paróquia (WhatsApp 51 99693-7005) que esta esta fazendo o controle do que se faz necessário e poderá combinar o recebimento para assim evitar desperdício.
Importante destacar a importância de voluntário, pode ser para auxiliar em meio turno. Se você pode e quer ajudar, pode falar com o Ricardo Batista (WhatsApp 51 99839-1453) que está se prontificando a ajudar na coordenação do pessoal.
Mas uma vez Cerro Grande do Sul tem se mostrado muito unido e solidário é muito importante que este trabalho continue até que esta situação de dificuldade seja superada.