Durante o mês passado, a equipe técnica do CRAS Arambaré realizou orientações e rodas de conversa com os grupos sobre o tema do Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio. As orientações tinham como objetivo tratar esse assunto fornecendo mecanismos para que conheçam os seus sentimentos e desenvolvam as suas habilidades socioemocionais com maior segurança.
Quando entendemos que essa é uma realidade e que pode afetar pessoas à nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversarmos a respeito. Os casos extremos podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo.
Você sabia que no Brasil existe uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio? Trata-se do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação sem fins lucrativos. Caso precise conversar, basta ligar para 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
informações e fotos: Desenvolvimento Social de Arambaré/RS