17.8 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 8, 2024

Eroni Raul Bridi um sertanense de conquistas e desafios

Jogador, Treinador, Telefonista, Presidente da APAE, Monitor ….

 

O Portal ClicR esteve conversando com Eroni Raul Bridi, morador do município de Sertão Santana que muito bem recebeu o amigo Figura em sua casa, para uma conversa.

Conversa essa que tinha uma determinada pauta, contudo nosso amigo Bridi nos enriqueceu com fotos detalhes e muita história de conquistas.

Hoje aposentado com 62 anos, nosso entrevistado natural de Sertão Santana relatou ter nascido em casa, na localidade de Dobrada, filho de Albino Bridi Filho e Elza Bridi e lá morou até os 43 anos.

Iniciou sua vida esportiva no Grêmio XV de Novembro aos 17 anos, isso em 1977, na ocasião elegeram uma diretoria para o futebol e Pedrinho Gimenes comentou com o grupo que o Eroni tinha que participar.

Eroni, Saudoso Nercildo e Nilceu (Cafuringa)

“Agradeço muito ao Pedrinho, na época me colocou como colaborador, pois eu trabalhava na empresa Guaíba desde 1976, empresa que fica localiza próximo ao campo do Grêmio, e como eu ia e vinha, acabava participando de muitos jogos por aquele time onde joguei até julho 1981 e depois me deu a doença  (aneurisma cerebral) em consequência me deu espasmo mais ou menos dois dias depois e paralisou todos os movimentos do lado direito então não pude mais atuar como jogador, com muita luta e persistência e principalmente ajuda dos irmãos e dos amigos me recuperei, ainda puxo a perna um pouco, e como pode perceber, pude ajudar bastante né.” explicou Eroni.

Que em um breve resumo nos explicou, que foi jogador do Grêmio XV de Novembro, depois treinador do 2º Quadro onde se destacou como campeão, diante de positivas conquistas a diretoria convidou para treinar a equipe do Grêmio do 1º Quadro, nesta ocasião Eroni já tinha preparado um treinador para a equipe do 2º quadro “Carlinhos Storck” e naquele ano os dois foram campeões o Carlinhos ganhou com 2º Quadro e Eroni ganhou o 1º Quadro, comemorando as conquistas lá no campo do Grêmio.

Time 2º Quadro do Grêmio na ocasião Campeão da Copa Breno Feiden recebendo as faixas. Em pé: Valdir Gimenes, Xela, Alessandro, Canela, Polaco do Douradilho, Luci, Paulo Kubiak, Marquinhos, Luís Augusto, Eroni, (não identificado).   Agachados: Carlinhos Storck, Renato Heidrich, Gelson Karr, Carlinhos, Jair, (não identificado) Lennon, Roberson e Cé. 

Time 1º Quadro do Grêmio Campeão do Varzeano de 2001

Em pé: Eroni, Gregor, Marcelo, Jeferson, Rubens, Jovani, Jairo, Airton, Igor, Alcides (Cusco), Fábio

Agachados: Jair, Laerte, Cleber, Paulinho Camaquã, Toni de Sentinela, (não identificado), Franqui, e Fabiano (Negão)

Nosso entrevistado lembrou que ficou alguns anos parado sem poder fazer muita coisa, e depois começou a treinar várias equipes, ganhando inúmeros títulos, destacou título do Grêmio no Salão, no Campo, título do Varzeano, Copa Breno Feiden, Copa Municipal.

Em 1993 Eroni faz um concurso na Prefeitura de Sertão Santana, lembrando que Sertão se emancipou em 1992, na ocasião ficou em primeiro lugar para “Continuo” errando apenas uma questão de vinte.

Eroni trabalhou na área Telefônica da cidade

“Em 1994 me chamaram e me colocaram na parte da Telefônica, depois passei pro Correio, depois fiz um concurso Estadual e passei em primeiro também, desafio atras de desafio, ainda na prefeitura ajudei a conquistar medalhas e títulos treinando alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco…” lembrou Bridi que treinou por muito tempo times masculinos e femininos.

No dia 05 de dezembro de 2003 Eroni assume oficialmente como monitor, a Escola Estadual Eduardo Seco, claro que em meio esse tempo ele também fez parte da Diretoria do Grêmio XV de Novembro, fez parte da diretoria da Comunidade e da Paroquia Protestante, em 2000 assumiu como presidente da APAE.

 

APAE

Na APAE Bridi se empenhou para o melhor da entidade, na época buscou como sede o espaço onde hoje está localizado a Jak Modas, o antigo “Salão da Juventude” pois percebia um amplo espaço parado e que poderia ser bem aproveitado, então foi feito um pedido para a Paróquia onde eles fizeram uma reunião e o resultado foi positivo. O espaço foi dividido em duas sala e diretoria agora com espaço físico, em dois anos a frente da diretoria Eroni buscou fazer o melhor percebendo a necessidade da época elogiando também sua diretoria.

Acima fotos da APAE, quando Eroni esteve juntamente com a diretoria atuando na entidade

Treinos

Em meio a diversos assuntos nosso entrevistado voltava a lembrar com carinho das equipes que fundou e comandou citando a equipe Masculino do Napoli e Feminina do Celta, em determinados torneios das escolas, suas equipes conquistavam tudo, pois parte desse mérito era da escolinha onde Eroni treinava seus atletas.

Acima algumas das muitas equipes que Eroni treinou 

“A técnica futebolística e aquecimento eu dava, mesmo sem entender das normas, o inicio da escolinha deve ter sido por volta do ano de 1990, quando juntei uma gurizada e fundei o Napoli, depois mais tarde as meninas me procuraram para dar um treino para elas e eu prontamente aceitei, lembrando que eu vinha da Dobrada para treinar os atletas duas vezes por semana…” relembrou nosso amigo.

 

 

O que de positivo ficou, ou fato a ser lembrado:

“Para mim uma das felicidades foi poder dar condições de participar e jogar a muitas pessoas que não podiam, e o fato que me marcou mesmo foi a Medalha de Prata conquistada pela equipe Mirim com as meninas na cidade de Barra do Ribeiro, só tinha grandes times, mas o nosso estava afiado, entramos em campo e foi indo, uma vitória aqui, um empate ali, e quando a gente percebeu já estávamos na final, contudo na final perdemos. Nosso time tinha a Cristina Schranck que jogava muito, a Helena Stüker uma das melhores goleiras bem como toda a equipe que sincronizava em jogo.

Cristina Schranck, e Helena Stüker

Outro fato importante que me marcou foi a vitória que o Grêmio ganhou no Torneio de Futsal aqui na antiga quadra que tinha na praça (na lixa), certo dia o Laerte me pediu para treinar o time deles, e que já era um super time, contudo faltava alguém para comandar a equipe, então aceitei e fomos, já semifinal contra a equipe do Farelo deu uma falta de 7m a nosso favor, conhecendo bem meus jogadores coloquei o Rubens para bater, ele estava nervoso, mas tranquilizei ele e não deu outra ele bateu e nós ganhamos. Já final pegamos o forte time da equipe comandada pelo Betinho, estudei a equipe adversária e coloquei o Vano marcando o Cristóvão, e o Fabio marcando o Betinho, neutralizamos as peças principais e vencemos por 3 x 1.

 

Dezoito anos na Escola Eduardo Secco

Dia 05 de dezembro de 2021 completou o tempo de serviço e dia 06 de dezembro veio a aposentadoria, na escola Eroni destacou boas lembranças bastante diálogo e amizades.

Nosso entrevistado separou fotos e medalhas que guarda com muito carinho

      

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS