14.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, setembro 28, 2024

Escola de Chuvisca trabalha projeto sobre “A importância da venda do fumo com nota fiscal”

Ensinar crianças e adolescentes sobre a importância da venda do fumo com nota fiscal, tem sido pauta do projeto da professorar Natália Klumb no município de Chuvisca, que trabalhou com alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Santa Luzia do ano de 2023, e segue seu trabalho com alunos do 7º ano, que mostraram interessados em seguir e se aprofundar mais nesse projeto.

O Portal CliCR esteve conversando com a professora Natália que nos explicou um pouco sobre esse projeto:

Portal ClicR: Como surgiu a ideia desse projeto?

Natália: O projeto “A importância da venda do fumo com nota fiscal” surgiu através da proposta do Projeto Cidadania Financeira Transforma, desenvolvido pelo Grupo de Educação Fiscal do município de Chuvisca, em parceria com o Sicredi. Sabendo que o munícipio de Chuvisca tem como principal cultura a produção de fumo, e sendo essa sua principal fonte de renda, assim como da maioria da família dos alunos da turma, percebeu-se a necessidade de falar sobre este assunto tão importante para o município e toda comunidade.

Portal ClicR: Em que consiste o projeto?

Natália: Este projeto visa incentivar a venda de fumo com nota fiscal, bem como demonstrar sua importância para o crescimento do município. O fumo tem uma grande relevância econômica, porém sua venda sem nota fiscal no município de Chuvisca acontece com evidência, fazendo com que outros municípios sejam beneficiados com o valor dos tributos que retornam, esses tributos servem para custear serviços públicos. A produção de fumo é responsável por aproximadamente 87,3% do valor da produção agrícola de Chuvisca, isto é cerca de R$62 milhões, e o munícipio está no 37º lugar no ranking de produção da região Sul do Brasil. Com estas e outras informações, os alunos levaram conhecimento sobre o assunto para a comunidade.

Portal ClicR: Está sendo trabalhando com aluno de um determinado ano?

Natália: Este projeto foi trabalhado com alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Santa Luzia do ano de 2023, porém a adesão do tema foi tão grande que os alunos, agora já no 7º ano, seguem interessados em seguir pesquisas sobre.

 

Portal CliCR: Quais os desafios encontrados para a realização do mesmo (se tiver)?

Natália: O maior desafio foi a coleta de determinadas informações, dados que informam de maneira precisa a porcentagem de tributos que são designados para cada parte, em uma nota fiscal de fumo, não são comumente divulgados, assim como quantidades de produção o município, mas com a ajuda de orientadores de empresas fumageiras e do setor fiscal do município, obteve-se êxito.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS