Nesta quinta-feira (24), a Escola Estadual Drº Donário Lopes no município de Arambaré, esteve realizando o II Seminário sobre inclusão, realizado durante todo o dia no Centro Cultural Inúbia com a presença de alunos, escolas, comunidade e autoridades.
Na abertura o prefeito municipal Jardel Cardoso e a diretora da escola Telma Oliveira, destacaram a importância desse tema para a comunidade, e frisaram o título do convite: “INLUSÃO PRA VALER: EDUCAÇÃO, ARTE, LAZER E TRABALHO PARA TODOS (AS)”.
O prefeito parabenizou a escola pelo II Seminário reconhecendo o valor desta atividade dentro da comunidade. Também esteve presente no evento a coordenadora regional de educação da 12° CRE Claudete da Silva Oliveira.
O seminário foi considerado um grande sucesso, mostrou que a inclusão das pessoas com alguma deficiência só é possível com a soma de esforços. Foi realizado mesas redondas mostrando o trabalho realizado nas outras escolas e também nos serviços prestados na prefeitura.
Foi recebido palestrantes do município de Pelotas, assim como, apresentações artísticas: APAE Camaquã, Projeto Ciranda das Artes, Cantora Lauren Vargas e alunos da Escola Donário Lopes.
O II Seminário sobre Inclusão, que iniciou por volt das 8h se encerrou com a apresentação do Projeto Ciranda das Artes por volta das 17h.
A Escola Estadual Drº Donário Lopes conta com a Sala de Recursos Multifuncional há 10 anos, onde as pessoas matriculadas na escola com alguma deficiência ou transtorno do espectro autista são atendidas no serviço de atendimento educacional especializado pela professora especializada na área Alessandra Bittencourt Ribeiro.
“Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.” Maria Teresa Montoan