Com o teto desabando, rede elétrica precária e sem Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), a escola estadual José Joaquim de Andrade (J.J.), única instituição de ensino médio no município de Barão do Triunfo, carece de reformas estruturais urgentes.
A história que mais parece novela mexicana já foi contada pelo jornal Regional e Portal ClicR por pelo menos outras três oportunidades, contudo continua sem solução e causando indignação na comunidade pelo descaso do Governo Estadual.
Na lista de prioridades do governo desde 2015 a escola ainda não foi contemplada com as obras necessárias. Em 2018 a empresa vencedora da licitação desistiu da empreitada, restando apenas uma placa de anúncio da obra como seu único feito, deixando a comunidade escolar decepcionada. Três anos se passaram e nenhuma providência do Governo do Estado foi tomada no sentido de agilizar o processo de reforma, preso na burocracia do sistema.
Considerando que desde março de 2020 a escola está desocupada, em decorrência da suspenção das aulas presenciais, poderiam ter iniciado as tão esperadas reformas, no entanto, embora o setor de construção civil não tenha sido interrompido, o Governador Eduardo Leite suspendeu todas as obras escolares, deixando, mais uma vez, a comunidade escolar desapontada.
Diante destas circunstâncias, os alunos tomaram a iniciativa de mobilizar a sociedade para sensibilizar as autoridades a fim de buscar uma solução para esta situação. Assim, as professoras Márcia Souza e Viviane Govoni consideraram a motivação dos estudantes e desenvolveram um projeto multidisciplinar que busca engajar a comunidade nesta luta. O projeto, intitulado “A comunidade escolar em ação”, objetiva promover a cidadania e a reflexão sobre a importância da educação para a transformação social.
Os estudantes produziram vídeos e criaram campanhas identificadas pelas hashtag #ReformaJáJJ e #TodosPelaEscolaJJ nas redes sociais. Também organizaram abaixo-assinado em prol da reforma que teve uma adesão de mais de mil pessoas em menos de 48 horas. A presidente do Grêmio Estudantil, Paula Tainá, informou que a UGES (União Gaúcha dos Estudantes) declarou apoio a causa.
A ação dos alunos ganhou repercussão na imprensa regional e em nível estadual com interesse de portais na internet, emissoras de rádio e TV. Os organizadores ainda buscaram apoio político na Assembleia Legislativa Gaúcha, onde despertaram a atenção de parlamentares em prol da causa.
Professores avaliam que na perspectiva pedagógica, o projeto escolar obteve êxito total, haja visto a participação e o comprometimento dos estudantes que buscam o atendimento de uma demanda de fundamental importância para a comunidade.
Em maio deste ano o vice-diretor da escola, Rafael Rosa e o vereador Mateus Lima estiveram na Seduc, em Porto Alegre, acompanhados do deputado estadual Marcus Vinicius Almeida quando falaram com responsáveis pelo setor de obras da secretaria sobre a reforma. Na ocasião foram informados que a empresa vencedora da licitação para execução das obras estava com documentação irregular e que a segunda empresa participante do certame foi contatada pelo Governo Estadual e está apresentando os documentos solicitados
Mais recentemente uma comitiva municipal integrada pelo prefeito Elomar Kologeski, vice-prefeito Nércio Ambos e os vereadores Marcos Garcia e Alvício Souza também foram a capital tratar do assunto, quando acompanhados do assessor parlamentar, Joel Maraschin, do gabinete do deputado estadual Edson Brum, se reuniram com o diretor de articulação com os municípios, Paulo Rezende, o qual garantiu que a Seduc colocará esta pauta como prioridade do Estado.
Os movimentos reascenderam a esperança na comunidade escolar de que a demanda seja atendida e que o Estado cumpra com sua obrigação para que o ano letivo de 2022 possa iniciar em um prédio reformado e seguro para receber a todos. Todavia a comunidade segue vigilante e pede a ajuda de todos que possam aderir à campanha através do abaixo-assinado http://chng.it/XmL527hG e compartilhando nas redes sociais as hashtag #ReformaJáJJ e #TodosPelaEscolaJJ.