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sábado, novembro 23, 2024

Escolas Estaduais da região participam do projeto “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Pelo menos 50 das 91 escolas da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Guaíba, da Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalharam com a temática do livro Pequeno Príncipe no projeto “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

O assessor pedagógico da 12ª CRE, José Filipe de Quadros Nunes, que trabalha com o projeto, comenta que o trabalho começou após uma conversa com a chefia pedagógica do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+).

“Uma das minhas pastas é a Cipave+. Ao conversar com as outras colegas na chefia pedagógica surgiu a ideia de a gente trabalhar algo em relação ao acolhimento, valores e empatia. Por isso, lançamos uma proposta para as escolas trabalharem com o livro “O Pequeno Príncipe”, destaca.

Ainda, segundo José Filipe, as escolas se envolveram bastante no processo. “O projeto se constituiu em ler, analisar o livro e tirar as temáticas necessárias. Trabalhar com fragmento e releituras do livro. A questão interdisciplinar e transdisciplinar. O Pequeno Príncipe foi o ponto de partida. As construções foram diversas. Peças de teatro, mostras e atividades”, reitera.

Além do livro O Pequeno Príncipe, as escolas poderiam utilizar outra obra com a temática envolvendo sentimentos, trabalhando em consonância com as questões socioemocionais propostas pelo programa Aprende Mais.

“Focamos muito na aprendizagem dos alunos e na interação nas escolas. Acreditamos que compartilhar as vivências de cada escola, colocando o aluno e o professor como protagonistas, seja muito interessante”, afirma Claudete Oliveira, coordenadora da 12ª CRE.

O projeto teve sua finalização, nos dias 24 e 25 de novembro, no turno da tarde, na mostra regional de trabalhos realizados pelos alunos das escolas estaduais da 12ª CRE. O evento ocorreu no Pavilhão de Eventos do Colégio Cônego Scherer, em Guaíba.

De acordo com a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lauro Silva Azambuja, de Arambaré, Vanessa Longaray, trabalhar com o projeto foi uma experiência incrível. “Trabalhamos com as turmas do 1º ao 9º ano. Iniciamos com a história em si contada dentro de uma lata para todas as turmas e apresentamos outras histórias por partes: o aviador, o carneiro, entre outras. Terminamos com O Pequeno Príncipe Preto”, ressalta.

 Alunos da Escola Lauro Silva Azambuja, de Arambaré, na co0ntação de história " O carneiro"
Alunos da Escola Lauro Silva Azambuja, de Arambaré, na contação de história “O carneiro” – Foto: Seduc

Ela conta ainda que, dentro do projeto, trouxe outras obras de destaque para trabalhar com os alunos. Entre elas, estão: a Branca de Neve, na versão infantil; e na versão dos irmãos Grimm, com os anos finais, Chapeuzinho Vermelho e Magia do Alfabeto. “Em todas as histórias nos caracterizamos e trabalhamos principalmente as emoções e o hábito da leitura”, explica.

Para a supervisora da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Feliciano, de Dom Feliciano, Cristiane Krachefski Maliszewski, trabalhar no projeto ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” fez com que todos refletissem sobre a vida e atos que vêm sendo substituídos por uma pressa que o mundo impõe. Sendo não só uma realidade dos adultos, mas também percebida por crianças e adolescentes que passam por esse processo. “Para nós, educadores da Escola Dom Feliciano, trabalhar nesse projeto foi muito gratificante, porque exercitamos a reflexão sobre o que somos, o que precisamos para sermos felizes, e como podemos cultivar boas atitudes e amizades”, destaca.

No 5º ano da Escola Dom Feliciano os alunos desenvolveram desenhos de telas, apresentando o que mais lhe marcou no projeto
No 5º ano da Escola Dom Feliciano, de Dom Feliciano, os alunos desenvolveram desenhos de telas – Foto: Seduc

Cipave+

A Secretaria Estadual da Educação, por meio do Programa CIPAVE+ (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em parceria com as demais secretarias de governo, busca orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar.

As Comissões têm o intuito de identificar situações de violência e de acidentes, bem como suas causas, definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; averiguar a circunstância; planejar e recomendar formas de prevenção; formar parcerias com entidades públicas e privadas para auxiliar no trabalho preventivo; e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades.

Matheus Medeiros
Matheus Medeiros
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