Estado entrega à CMPC Termo de Referência para Estudos de Impacto Ambiental e cria Comitê de Governança
O governo do Estado entregou, na quarta-feira (7/8), o Termo de Referência para Estudos de Impacto Ambiental para a multinacional chilena CMPC, que atua nos segmentos celulose, produtos de higiene pessoal e embalagens. A entrega do termo significa que está autorizado o início dos estudos socioambientais para a implantação da unidade industrial em Barra do Ribeiro, anunciada em abril e que receberá investimento de R$ 24 bilhões.
Na reunião, também foi assinado o ato de instalação do Comitê de Governança para o monitoramento da implantação da nova fábrica, do Terminal Portuário de Pelotas e do novo terminal florestal no Porto do Rio Grande.
Composto por secretarias, órgãos governamentais e prefeituras, o comitê será liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e deve se reunir mensamente para discutir e acompanhar as etapas relacionadas à implementação de infraestrutura de acesso à nova fábrica e aos terminais.
O cronograma da CMPC prevê o início da operação da fábrica em 2029, com expectativa de geração de 1,5 mil empregos.
Após a reunião com Leite, o diretor-geral da CMPC no RS, Antonio Lacerda, demonstrou satisfação com o suporte recebido do governo estadual:
“A gente tem tido todo o apoio e colaboração desde que começamos o projeto. O presidente da empresa esteve aqui há cerca de um mês e reiterou o investimento de 24 bilhões”.
Por sua vez, o governador disse que o objetivo do governo é fazer do investimento da CMPC uma referência na apresentação do ambiente de negócios do RS:
“Não estamos falando de apenas mais um projeto. É o grande projeto de investimentos no Estado do Rio Grande do Sul, com impacto em dezenas de milhares de vidas e profunda transformação de realidades econômicas. Agradeço à CMPC por reafirmar a decisão de investir aqui no Rio Grande, mesmo depois da calamidade. Uma empresa de origem chilena, mas que passa a ser gaúcha no seu espírito, na sua essência, o que nos orgulha muito”, afirmou o Leite.
Comitê de governança
O comitê de governança para monitoramento do Projeto Natureza CMPC será composto pelas seguintes secretarias e órgãos de governo:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec)
Casa Civil (CC)
Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Secretaria da Fazenda (Sefaz)
Secretaria de Logística e Transportes (Selt)
Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer)
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema)
Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
Portos S.A
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Prefeitura de Barra do Ribeiro
Prefeitura de Pelotas
Prefeitura de Rio Grande
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados.
O Grupo CMPC possui mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas, distribuídas em nove países da América Latina, e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, a companhia assumiu a liderança mundial no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e conquistou a primeira posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global.