18.8 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, setembro 16, 2024

Estado define regras para estudo de impacto ambiental em Barra do Ribeiro

Estado entrega à CMPC Termo de Referência para Estudos de Impacto Ambiental e cria Comitê de Governança

O governo do Estado entregou, na quarta-feira (7/8), o Termo de Referência para Estudos de Impacto Ambiental para a multinacional chilena CMPC, que atua nos segmentos celulose, produtos de higiene pessoal e embalagens. A entrega do termo significa que está autorizado o início dos estudos socioambientais para a implantação da unidade industrial em Barra do Ribeiro, anunciada em abril e que receberá investimento de R$ 24 bilhões.

Na reunião, também foi assinado o ato de instalação do Comitê de Governança para o monitoramento da implantação da nova fábrica, do Terminal Portuário de Pelotas e do novo terminal florestal no Porto do Rio Grande.

Ato de entrega do termo de referência para os estudos de impacto ambiental aconteceu no gabinete do governador. Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

Composto por secretarias, órgãos governamentais e prefeituras, o comitê será liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e deve se reunir mensamente para discutir e acompanhar as etapas relacionadas à implementação de infraestrutura de acesso à nova fábrica e aos terminais.

O cronograma da CMPC prevê o início da operação da fábrica em 2029, com expectativa de geração de 1,5 mil empregos.

Após a reunião com Leite, o diretor-geral da CMPC no RS, Antonio Lacerda, demonstrou satisfação com o suporte recebido do governo estadual:

“A gente tem tido todo o apoio e colaboração desde que começamos o projeto. O presidente da empresa esteve aqui há cerca de um mês e reiterou o investimento de 24 bilhões”.

Por sua vez, o governador disse que o objetivo do governo é fazer do investimento da CMPC uma referência na apresentação do ambiente de negócios do RS:

“Não estamos falando de apenas mais um projeto. É o grande projeto de investimentos no Estado do Rio Grande do Sul, com impacto em dezenas de milhares de vidas e profunda transformação de realidades econômicas. Agradeço à CMPC por reafirmar a decisão de investir aqui no Rio Grande, mesmo depois da calamidade. Uma empresa de origem chilena, mas que passa a ser gaúcha no seu espírito, na sua essência, o que nos orgulha muito”, afirmou o Leite.

 

Comitê de governança

O comitê de governança para monitoramento do Projeto Natureza CMPC será composto pelas seguintes secretarias e órgãos de governo:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec)

Casa Civil (CC)

Procuradoria Geral do Estado (PGE)

Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Secretaria de Logística e Transportes (Selt)

Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer)

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema)

Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)

⁠Portos S.A

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

⁠Prefeitura de Barra do Ribeiro

Prefeitura de Pelotas

Prefeitura de Rio Grande

 

Sobre a CMPC

A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, produtos de higiene pessoal e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados.

O Grupo CMPC possui mais de 24 mil colaboradores, 48 unidades produtivas, distribuídas em nove países da América Latina, e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, a companhia assumiu a liderança mundial no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e conquistou a primeira posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS