26.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, janeiro 27, 2025

Estudante de Cerro Grande do Sul conquista medalha de bronze na OBMEP

A jovem Laura Eymael Mylius, aluna do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Mem de Sá, em Cerro Grande do Sul, conquistou uma medalha de bronze na categoria Nível 2 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação, que reconhece os melhores desempenhos do estado, destaca a dedicação e o talento de Laura em um concurso conhecido por seu alto nível de dificuldade.

Laura compartilhou um pouco de sua experiência durante a preparação e a realização da prova. Segundo ela, a OBMEP é aplicada como uma atividade padrão nas escolas, mas os alunos não recebem um treinamento específico para o exame. “Eu nunca tive um preparo específico para a prova. Todo o conteúdo, sim, eu sabia, por estar no último ano do Nível 2, que inclui alunos do 8º e 9º anos. Como estava no 9º ano, já havia estudado tudo. No entanto, no 8º ano, eu não passei para a segunda fase”, relatou.

A estudante também comentou sobre os desafios enfrentados na competição. “A prova é difícil para quem não tem preparação como eu, mas tem escolas que oferecem esse tipo de suporte. Algumas questões de lógica eram mais avançadas do que o que é ensinado aqui em Cerro Grande. Apesar disso, consegui fazer prestando atenção. No geral, não é impossível de se preparar”, explicou Laura.

Ela destacou ainda que a maior parte do conteúdo foi aprendida ao longo dos anos escolares, mas que os estudos pessoais também desempenharam um papel importante em seu desempenho. “Tinha coisas que eu aprendi em casa, estudando para outra prova que faria no final do ano. Isso me ajudou a complementar o que aprendi na escola. Tinha coisas que eu aprendi em casa com meu pai, Gerson. Aprendi também na escola com as competentes professoras Marileni Strelau Dias e Silvani Kilppe.”

Laura acredita que mais estudantes poderiam se destacar na OBMEP caso as escolas investissem em preparações direcionadas. “As escolas podem preparar os alunos para que mais pessoas consigam se destacar. Eu acho que isso faria uma diferença enorme”, afirmou.

A conquista de Laura reforça a importância de iniciativas como a OBMEP, que estimulam o aprendizado e valorizam o esforço dos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Sua dedicação e superação tornam-se um exemplo inspirador para outros jovens da região.

 

RELACIONADAS