Atingido pelas fortes chuvas, o município de Barra do Ribeiro entrou em estado de alerta, o município fica localizado às margens do Guaíba, conectado ao Rio Taquari, que subiu consideravelmente com a passagem de um ciclone extratropical na semana passada, causando enchentes e muitas cidades do estado.
A elevação das águas e a força das ondas e do vento do Guaíba derrubaram o farol dos moles de Barra do Ribeiro, inaugurado no início de julho. Com a chuva torrencial e constante que cai desde as 22h de ontem (12/09) na cidade da região da Costa Doce do Rio Grande do Sul, o Guaíba e o arroio Ribeiro tiveram grande elevação das águas.
Prefeito de Barra do Ribeiro alerta população para risco de alagamentos; ‘as notícias não são boas’, diz
Jair Machado, prefeito de Barra do Ribeiro, alertou a população, por meio de um áudio enviado via WhatsApp aos seus secretários municipais, para o risco de alagamento devido à chuva que atinge o Rio Grande do Sul sem parar.
Na mensagem, Machado orienta principalmente as pessoas que moram em áreas de risco a “levantar seus móveis, objetos”, pois “as notícias não são boas”.
“Aqueles que moram em áreas de risco (…), por favor, já vão levantando seus móveis, objetos, as notícias não são boas. Está descendo muita água. Logo, logo, vai chegar aqui no município. Já vão se preparando, levantando o que pode levantar”, diz Machado.
Os locais mais afetados foram os bairros Extremosa e Pavão, assim como a área central, como a avenida Visconde do Rio Grande, que ficou coberta de água em alguns pontos. O alerta da Administração, porém, foi estendido aos bairros Extremosa, Mate Doce, Três Vendas e demais regiões ribeirinhas. Até o final da manhã, a Defesa Civil Municipal não havia recebido pedidos de remoção de pessoas de suas casas, embora, conforme Machado, o órgão estivesse de prontidão caso fosse necessário. Pessoas poderão ser encaminhadas ao Ginásio Gattinão, no Centro, e à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fernando Hoff, no bairro Extremosa.
Quem precisar de auxílio da Defesa Civil pode entrar em contato pelos telefones (51) 9 9932-0554, (51) 9 9621-5362 e (51) 3482-2127.