Como pauta da reunião esteve o processo de cedência do prédio do antigo Foro da Comarca
Representantes do município de Barra do Ribeiro estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (06/10), com a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Na ocasião o Prefeito Jair Machado, acompanhado da Presidente da Câmara de Vereadores Celiana Hubner, do Secretário Chefe de Gabinete Cirineu Iplinski e do Auditor Fiscal da Receita Estadual Alvaro Fakredin, solicitaram a possibilidade de um processo de cedência do prédio do antigo Foro da Comarca de Barra do Ribeiro situado na Rua Cel. Araújo Ribeiro. Acompanharam a reunião os Diretor Geral do TJRS Sandro Borba, o Diretor de Infraestrutura Giovane Lino e o ex-diretor geral do TJE e atual Assessor Especial da presidência Ivandri Medeiros.
A comitiva barrense foi recebida de forma cordial e o Prefeito Jair Machado levou à Desembargadora Iris documento oficializando a solicitação do Município para que prédio no futuro abrigue um Centro Administrativo do Executivo Municipal. Em sua fala o Prefeito mencionou as várias possibilidades de uso do prédio e que a atual Prefeitura, uma construção centenária, poderia se tornar um equipamento cultural abrigando um centro de cultura por exemplo.
Alvaro Fakredin lembrou que a cedência do prédio seria um momento histórico para Barra do Ribeiro tendo em vista que o mesmo já abrigou a Caixa Econômica Estadual e se tornando a sede do Poder Executivo celebraria uma sequência de conquistas que a gestão do Prefeito Jair Machado vem alcançando, especialmente no que tange a gestão do patrimônio público e gestão dos serviços prestados à comunidade.
A magistrada informou que a cedência é viável e que o local atualmente está em processo de desocupação por intermédio do Judiciário, tendo em vista que em outubro de 2021 ocorreu a inauguração do novo Foro da Comarca, considerado 100% digital, cujo modelo servirá de parâmetro para o CNJ para construções deste estilo. A solicitação feita pelo município durante a visita institucional será encaminhada ao Executivo Estadual, através de reunião que ocorrerá nos próximos dias com a Procuradoria Geral do Estado. “Iremos encaminhar o caso ao Estado para analisar a situação da melhor forma possível, sempre com o intuito de auxiliar a população local”, disse a Presidente Iris.
Informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro