24.1 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 8, 2024

Executivo de Mariana Pimentel e entidade de amparo aos animais avançam em busca de apoio

AMAA abriga 45 animais vítimas de maus tratos, que precisam sofrer castrações e cuidados para futuras adoções

A prefeitura de Mariana Pimentel e a Associação Marianense de Amparo Animal (AMAA), por intermédio da sua presidente Eliana Faedrich Casagrande acertaram nesta quinta-feira (10), apoio financeiro a fim de qualificar o trabalho da entidade quanto às castrações bem como melhorias das estruturas físicas onde abriga os 45 animais, dentre eles, cães, gatos e equinos.

Na sua solicitação, a AMAA requer verba, que viabilize a esterilização de gatas e cadelas com o intuito de diminuir a proliferação, além do abandono e dos maus tratos frequentes registrados.

Localizada na zona rural do município, a presidente Eliana salientou o quanto este apoioAA seria fundamental para que mais castrações fossem viáveis “Nós que já atuamos no ramo há mais de 30 anos, sendo cinco, a partir da fundação da ONG fazemos castrações e colocamos estes animais para consequente adoção. Ainda fazemos, na cidade, orientações para que tenhamos um controle da proliferação dos animais, mais dos cuidados que as pessoas tenham a respeito de dar alimentos, água, evitando que não haja animais presos ou machucados”, reiterou.

A AMAA que é uma entidade sem fins lucrativos, atua sobretudo, na preservação ambiental, em especial na defesa, proteção e esterilização animal, com ênfase no controle populacional para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio harmonioso no seio social.

Para manter esse trabalho tão dedicado, a presidente explica que recebe ajudas das sociedade “vamos, de casa, em casa”. Todavia, denúncias de maus tratos acionam a entidade que atende fatos atinentes aos animais “mesmo quando a gente passa em determinados lugares, prestamos orientações técnicas”, refere.

As melhorias previstas

Eliana Faedrich Casagrande projeta que, com o apoio firmado legalmente com o Poder Público, a reforma do canil, por exemplo, que se encontra precário, abrigando ainda animais já idosos, mais um espaço dedicado ao equino da mesma forma com idade avançada será concretizado de fato para o bem destes.

“Queremos aumentar as castrações e buscar diminuir os maus tratos e abandonos, controlando aqueles animais que porventura estejam presos, com proprietários, numa situação muito difícil de se ver”, argumenta.

Ao final, o chefe de gabinete, Gabriel Bolzan falou que a reunião atendeu a solicitação da entidade. Disse que os trabalhos de castração e reformas do canil, através do prédio, serão encaminhados, tão logo sejam viabilizados os tramites legais.

“É uma parceria público-privada, através da aprovação também da Câmara de Vereadores, que, nos próximos meses veremos funcionar. Esperamos que o nosso governo possa colaborar com esta entidade, via recursos, os quais serão muito útil para os devidos fins”, anotou o gestor municipal.

A associação deverá, nos próximos dias encaminhar ao executivo um projeto de trabalho, contendo os detalhes gerais como custos, entre outras informações pertinentes.

Para ajudar a AMAA, os meios de contato são: 51-99886-1863 (What´s) e E-mail: [email protected]. No Facebook: Eliana Casagrande ou Eliana dos Cachorros (https://www.facebook.com/profile.php?id=100000117785093).

Fonte: Ascom/Bira Costa – Jornalista/MTB/RS -17.746 – Fotos: Bira Costa

 

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS