18.8 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, setembro 16, 2024

Executivo de Mariana Pimentel tem reunião com SENAC Camaquã visando a implantação do Turno Integral na rede pública

Administração analisou propostas com ênfase à ampliar leque curricular em disciplinas como da matemática, informática, e idiomas para rede pública municipal

A implantação do turno integral na rede pública de Mariana Pimentel, nas seguintes escolas: EMEF Ana Barok, no Potreiro Grande, EMEF Dom Pedro II, no Boqueirão, a EMEF João Ziulkoski Filho e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), o qual irá atender a uma demanda superior a 500 alunos foi tema de mais uma reunião técnica, na manhã desta terça-feira (3), junto ao Gabinete Municipal quando o prefeito Luiz Renato Mileski Gonczoroski e a coordenadora municipal da Educação, Bianca Garcia Bürger conversaram com as representantes do SENAC Camaquã, a diretora da unidade, Denise Sefrin, a líder de vendas, Adriane Bartz e a facilitadora de soluções corporativas, Monique Bortovski.
O projeto que vem sendo destaque em nível regional, visa elevar a qualidade de ensino em toda a rede pública municipal, a partir da adoção de uma série de construções pedagógicas, a qual está tendo a consultoria da ex-secretária de estado, Mariza Abreu, com passagem pelo governo Yeda Crusyus, e, que hoje está como consultora pela CNM na área da educação, responsável também pela empresa Educar Consultoria e Treinamento, prestando esse tipo de serviço ao município.
Com a adoção do Turno Integral, a administração municipal pretende oferecer aos alunos, um ensino mais amplo e qualificado, com mais disciplinas, gabaritando-os, sobretudo, ao mercado de trabalho, num breve futuro.
Por ocasião de mais esse tema, a diretora do SENAC Camaquã, Denise Sefrin citou que a entidade está montando um projeto de longo prazo com a prefeitura, visando entregar para o ensino público cursos de informática, idiomas e de matemática, para alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de que esses tenham uma garantia de currículo mais “assertiva e um ingresso no mercado de trabalho com mais sucesso”, sublinhou.
“A ideia também vai ao encontro de construir um projeto de educação de longo prazo, olhando para o aluno e entregando para ele ferramentas reais de acesso ao mercado de trabalho, sendo elas: informática, pois não existe um profissional que não conheça a informática, também um segundo idioma, para elevar o currículo e para o ingresso de fato, em grandes centros, e, desenvolvimento do empreendedorismo, e, a matemática, pois sem ela, não tem negociação, não tem o empreendedorismo, não tem recursos. Então, essa matemática é importantíssima. São estes os três pilares que a gente quer entregar ao Governo de Mariana Pimentel, o melhor profissional possível”, ressaltou a diretora Denise Sefrin.
Municipalização da educação
A municipalização da educação é ação de governo, adotada e aprovada em meados de 2022. A medida, viabilizada através da Lei nº 1012, visa, com o apoio do Conselho Municipal de Educação se desvincular de atribuições que por vezes são oriundos do Estado.
Mariana Pimentel que, opera, atualmente, com cerca de 12 linhas de ônibus, atendendo o transporte escolar diário, o qual percorre mais de 1530 km, transporta mais de 500 alunos, estes que poderão ser contemplados com o novo processo de ensino integral.
Com o novo Turno Integral, alunos que hoje, acordam ainda de madrugada, em torno das 4h ou 6 horas da manhã a fim de se deslocarem até suas escolas. Com isso terão um horário diferenciado; eles virão às 9h, podendo levantar mais tarde, e recebendo uma refeição de mais qualidade, em todos os horários, tudo supervisionado pela nutrição.
De acordo com a coordenadora da Educação, Bianca Garcia Bürger, o Turno Integral é, sob sua avaliação uma importante proposta de incluir línguas e informática na formação dos alunos: “Só vai trazer uma grande bagagem para o futuro deles, qualificando ainda mais para o mercado de trabalho”, pontuou.
Por fim, o prefeito Luiz Renato Mileski Gonczoroski salientou a respeito que, em mais esse encontro, “propõe-se a ampliar o ensino da matemática e do português também, pois fazem muita falta, para o melhoramento dos nossos alunos. É um investimento que a gente sempre procura aplicar na área da educação. Dentro desse projeto do Turno Integral o SENAC Camaquã é uma grande proposta que será bem estudada para ser implantada no nosso município”, projetou.
Fonte: Ascom/Bira Costa/Jornalista/MTB/RS -17.746

RELACIONADAS