A retomada das obras de asfaltamento dos  lotes 01 e 02 da BR-116 deve ocorrer em breve, de acordo com informações do Coronel Rogério Siqueira, comandante do 4° Grupamento de Engenharia do 1° Batalhão Ferroviário, de Lages (SC) que disse que já estão em Guaíba desde segunda-feira, 08 de janeiro, 25 militares montando quartéis provisórios para receber a equipe que executará a obra.

O trecho de 50,8 quilômetros entre Guaíba e Tapes está com as obras paradas há cerca de dois anos por problemas com a construtora Constran S/A, que havia ganhado a licitação para executá-la, até que no ano passado, após diversas reuniões com o Governo, via Dnit, e levantamentos técnicos, o exército assumiu a responsabilidade de terminá-la.

A previsão é que os trabalhos iniciem em meados de fevereiro. Nestes dias está sendo planejado o cronograma da obra, prevista para durar 38 meses, incluindo a obras paralelas do projeto, como drenagem, sinalização horizontal e vertical e construção de viadutos.

O cronograma também trata dos repasse de recursos, sendo que em dezembro de 2018 o exército recebeu R$ 30 milhões para iniciar os trabalhos e o total estimado da obra é de R$ 207 milhões.