Dedicação, correria e sucesso, estas palavras definem bem como foi a tradicional Festa da Uva em Barão do Triunfo
O evento que iniciou no sábado (28/01) a noite, se concluiu com muito sucesso no domingo (29/01), com um recorde de público. Organizado pela comissão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, e apoio da Prefeitura Municipal, o que não faltou foi dedicação e empenho da equipe e colaboradores.
Sábado 28/01
Música boa foi o que não faltou na programação da festa com várias bandas de diversos estilos animaram os ambientes da festa, desde a praça central aos pavilhões de eventos da igreja matriz.
No sábado, às 20h ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário a missa celebrada pelo padre Fábio Martins, já as 23h, grande Baile no Salão Paroquial com o Grupo Bochincho, muita musica vários ritmos animando o ambiente, e ainda nesta noite a presença da dupla Guilherme e Juliano que animaram o ambiente juntamente com a equipe Mix Som trazendo mais uma vez o “carnaval de verão” que desde quando foi lançado na festa da uva é sucesso garantido, a animação foi até as 5h.
Domingo 29/01
No domingo por volta das 10h iniciou a missa celebrada pelo padre Fábio Martins, juntamente com a padre Kauê Antonioli, na oportunidade com a grande presença de fiéis, padre Fabio apresentou padre Kauê, e destacou que a Paroquia mostra toda a tradição dos povos que formam a região, bem como destacou o empenho das soberanas presente, a Rainha Allana Laux Graboski, 1ª Princesa Pamela Guedes Tassinari, e 2ª Princesa Emilly Tavares Spotti, que estiveram divulgando o evento pela região e de toda a comissão da paroquia.
Shows musicais e apresentações abrilhantaram a festa
No domingo os shows musicais continuaram no ápice tendo atrações no pavilhão de eventos da igreja, no palco da praça e no salão paroquial.
O evento contou com a presença do Embaixador do Bailão, Altair Lanzarini, que esteve interagindo com o público comandando o palco e animando o evento.
As 13h ocorreu as apresentações das invernadas do CTG Laçadores e Trovadores, que conquistou o carinho, admiração e os aplausos do público. As 14h ritmos que variavam de sertanejas, bandinhas e gauchesca o público não se conteve e foi pra pista dançar com o grupo Festerê, nesse momento o Parque já se encontrava lotado de visitantes.
As 15h ocorreu o show de talentos, com apresentação do amigo Joelson da Rádio Studio Fm, e parceria da Blackout do Som, dentre os muitos artistas que se apresentaram, Dudu & Cordeana de Cerro Grande do Sul, Nicolas de Guaíba (gaita), Tamires da localidade de Gramal São Jeronimo (gaita), Douglas de Barão do Triunfo (violão) dentre muitas outras participações.
No salão paroquial ao comando do Dj Igor a equipe Mix Some Dj Alexandre agitou a galera jovem tocando muito funk e música eletrônica.
Para finalizar os shows musicais as 18h ninguém menos que a renomada Banda 10 na Praça Central que subiu ao palco na Praça Central e animou a multidão até as 20h
Sorteio da Ação Entre Amigos
Stands, produção e público
Os visitantes puderam visitar dezenas de stands comerciais que estavam instalados nas ruas em tornos da praça, confecções, brinquedos, máquinas e implementos agrícolas entre outros estavam abertos ao público. A criançada pode se divertir no parque inflável localizado na praça central, bem como nos brinquedos da Praça Central.
A uva comercializada na festa este teve produção local bem como do município vizinho Sertão Santana, além de tradicional no município, esta como diversificação produtiva e aumenta a fonte de renda dos agricultores de Barão do Triunfo que tem no fumo sua principal atividade econômica. Além de in natura a comercialização da uva também ocorre depois de processada na fabricação de vinhos, sucos, geleia e chimia.
No evento teve o espaço da Agricultura Familiar, onde muitas famílias estiveram comercializando produtos coloniais, in natura e agroindustrializados.
Em conversa com a família Laux, que esteve comercializando uva no local, a venda foi considerada positiva até por ser a primeira vez que estiveram expondo uvas para vender na festa, explicaram ter comercializado em torno de 600kg, das qualidades “Niagara Rosa, Branca, Francesa e Bordo”. A família se localiza em Boa Esperança Dobrada onde interessados podem encontrar mais produtos uma placa de identificação deverá estar a beira da estrada para melhor localização.
Para Luciano Hollas, que também esteve comercializando pelo primeiro ano, explicou que fica difícil de avaliar a venda até por ser primeira vez, mas destacou que comercializou bastante em kg, onde muitos compravam e já saiam degustando, uma novidade oferecida por Luciano foi a Uva Nubia, uma uva mais encorpada que se destacava pelo seu tamanho, uva esta que esta em sua segunda safra, uma novidade para o vitivinicultor, Luciano também comercializa em sua propriedade, na Linha Boa Esperança, estima ter comercializado em torno de 500kg.
Mais expositores estiveram comercializando uvas, sucos e vinho no local.
Após dois anos sem evento, o que não faltou foi público, pois nesta edição que começou tímida no domingo de manhã colimou na presença em massa de visitantes, muitos de excursões abrilhantando o evento que foi muito bem organizado, o tempo colaborou o céu azul foi um convite a todos para prestigiarem este tradicional evento.
Soberanas
Desde sábado as soberanas estiveram pela festa e quem passou no evento com certeza foi agraciado com um sorriso ou cumprimento de boas vindas das belas meninas que formaram a corte da festa.
Sempre atenciosas e simpáticas à rainha Allana Laux Graboski e as princesas Pamela Guedes Tassinari e Emilly Tavares Spotti, foram muito solicitadas para fazerem fotos com visitantes que as paravam a todo o momento. Circularam o tempo todo por toda festa visitando stands, esbanjando beleza e distribuindo sorrisos.
FOTOS
CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS DAS SOBERANAS
CLIQUE AQUIU PARA VER FOTOS DA FESTA
CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS SOCIAL