O fogo da Chama Crioula foi extinto por volta das 17h, desta terça-feira 20 de setembro, dia esse de todos os Gaúchos e Gaúchas, data Magna Estadual que relembra a História sobre a Revolução Farroupilha, tida com a revolta mais longa no Brasil no período da regência, 1835 a 1845, uma rebelião contra o império e seus altos impostos, também com objetivo de adotar uma política mais liberal na província. Um marco para a trajetória do Rio Grande do Sul e todos os gaúchos e gaúchas.
A extinção da Chama ocorreu no Ginásio Municipal, sobre posse do Piquete Cerro Negro, encerrando oficialmente as comemorações da Semana Farroupilha. O Vice-prefeito, Betinho Golanski esteve presente na solenidade e agradeceu a participação dos cinco piquetes e todos que participaram nessa retomada, pós pandemia, dos festejos e comemorações da Semana Farroupilha, cultura, história, costumes e tradições de todos os gaúchos e gaúchas.
Escola Ana Barok realizou atividades alusivas ao 20 de setembro
Nesta segunda-feira, 19 de setembro, os alunos dos dois turnos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ana Barok, na localidade Potreiro Grande, aprenderam sobre a Revolução Farroupilha, história que da origem ao Dia do Gaúcho – 20 de setembro.
Tradição, história, símbolos e costumes foram abordados, inclusive os pequenos puderam aproveitar a vaca mecânica disponibilizada na escola para realização do tiro de laço, vestimentas para o gaúcho e a prenda também foram abordagens no dia.
Informações e fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel