Na vida em sociedade alguns bens se fazem fundamentais para que se possa ter existência digna dentro de parâmetros básicos fixados no ordenamento jurídico brasileiro.
Dentre os bens essenciais, se enquadram o fornecimento de energia elétrica e água potável, por exemplo, sendo impossível se viver com o mínimo existencial sem que se tenha à disposição referidos bens da vida.
Todavia, muitas das vezes as concessionárias de serviços públicos, onde os moradores sertanenses destacamn as de energia elétrica, (CEEE Equatorial) deixam a desejar e não prestam serviços a contento, fazendo com que os cidadãos amarguem a falta de energia elétrica e até mesmo a queima dos aparelhos eletrodomésticos de sua residência devido às oscilações constantes ou interrupção dos serviços.
Para tais acontecimentos, se dá o nome de falha na prestação dos serviços, fato que pode gerar consequências que transpassam o dano material, como queima de eletrodomésticos, perda de fumo nas estufas elétricas e por aí se vai sendo capaz de dar causa à aborrecimento que origina dano de ordem extrapatrimonial, denominado dano moral.
Em nota divulgada pela Prefeitura Municipal de Sertão Santana, destaca que a má qualidade dos serviços prestados pela empresa CEEE Equatorial vem afetando toda cadeia produtiva do município, causando inúmeros prejuízos aos empresários, produtores rurais, comerciantes e principalmente a população. Frisando também que o serviço prestado é de péssima qualidade, deixando vários pontos por dias e dias sem energia, causando transtorno na vida dos munícipes, além da total falta de assistência aos que procuram informações e previsões de reestabelecimento de energia elétrica.
Moradores criticam à precariedade da infraestrutura (postes de madeira em condições precárias), falta de manejo da vegetação sob a rede (obrigação da concessionária).