16.8 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Família luta pela vida de garoto que removeu cisto do cérebro

Aparentemente saudável e com muita disposição, o jovem Igor Lietz, 14 anos, não poderia imaginar que de uma hora pra outra estaria passando por momentos muito delicados em salas de hospitais e mesas de cirurgia.

Em final de julho deste ano, o garoto, morador de Data dos Tavares, interior de Cerro Grande do Sul passou a sofrer com frequentes dores de cabeça e passou por consultas médicas na Unidade Básica de Saúde, onde foi medicado algumas vezes e liberado.

No dia 31 de agosto o garoto estava na escola quando chegou a vomitar de dor e parou na UBS novamente, levado pelos pais Miguel e Eliara. Na ocasião foi solicitada uma tomografia e no dia seguinte o resultado revelou a existência de um cisto de cerca de 4 cm na cabeça.

A notícia pegou todos de surpresa e deixou a família extremamente abalada. Dessa hora em diante se iniciou a correria na tentativa de uma internação em hospitais na capital. Depois de algumas tentativas fracassadas a família conseguiu uma vaga no Hospital da Criança Santo Antonio, do complexo Santa Casa de Misericórdia, onde o jovem foi baixado no dia 02 de setembro.

Após exames os médicos constataram se tratar de um cisto de fenda de Rathke, que é uma bolsa cheia de líquido, alojada na divisão entre as duas metades do cérebro. Então na quinta-feira, 09 de setembro o menino passou por uma cirurgia para retirar o nódulo, em um procedimento que iniciou pela manhã e durou creca de 08 horas. Algum tempo mais tarde, já na madrugada da sexta-feira (10), o jovem teve uma convulsão que o deixou inconsciente.

Segundo o médico que conversou com a família o cisto estava enraizado e para que a sua remoção ocorresse foi preciso fazer intervenção no lado direito do cérebro, por isso há a probabilidade que o procedimento cause sequelas na parte de memória do garoto e nos movimentos dos membros do lado esquerdo do corpo.

No final da tarde da sexta-feira (11), Igor precisou ser entubado a aparelhos de ventilação mecânica e teve um sangramento no cérebro. O cisto foi para a biópsia onde a análise deve revelar se é benigno ou maligno e qual medicação será indicada para o tratamento do garoto.

Diante de muitas incertezas a família aguarda pelos resultados e torce para que o garoto acorde, pois embora esteja respondendo a estímulos ele segue inconsciente.

Tocados pela situação os amigos e familiares montaram grupos de oração em redes sociais e também de apoio financeiro, pois embora o tratamento esteja sendo coberto em sua maioria pelo SUS, a renda da família ficou comprometida.  Miguel é agricultor e precisou se ausentar de suas tarefas na lavoura, assim como a esposa Eliara que tirava parte da renda familiar das faxinas que agora não consegue fazer.

Para quem puder contribuir financeiramente a família disponibilizou uma chave PIX => (51) 996430384. Banco: Banrisul.  Agência 0529. Conta: 390325310-6. Nome: Ana Amélia Hahn Lietz.

Atualizada às 11h de 13/09/2021

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS