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sexta-feira, novembro 8, 2024

FAMURS debate impacto das avaliações externas no financiamento e resultados da Educação

Representantes da SMED de Camaquã participaram do debate

 

Uma equipe da Secretaria da Educação e Desporto de Camaquã, através da secretária adjunta da pasta Jaqueline Santos, da coordenadora do pedagógico Ariadne Suris e das assessoras pedagógicas Ana Carmelita Martins e Aniele Fonseca Jass, participaram de um evento que a Famurs promoveu nesta última quarta-feira, dia 05/10, sobre “Avaliações externas: Um olhar para o Fundeb e para o ICMS Estadual”.

O objetivo do encontro foi discutir como as avaliações de desempenho vão impactar na repartição dos recursos destinados ao financiamento da educação nos municípios. O encontro teve a parceria com o Aprende Brasil Educação.

Com foco em melhorar a educação, foi ressaltada a parceria com o Sistema Aprende Brasil no sentido de mostrar os bons exemplos dos municípios, que estão em evolução constante a partir do trabalho do com esse sistema de ensino. Neste eixo foram apresentadas estratégias do Aprende Brasil Educação que colaboram com as equipes pedagógicas na análise dos resultados das práticas avaliativas e dos processos de ensino e aprendizagem, tais como Sondar e Hábile que, junto da consultoria pedagógica, apoiam e norteiam os planos de ações necessários para avançar na qualidade do ensino e aprendizagem.

Além do impacto financeiro, as avaliações precisam ser vistas como estratégias para melhorar os índices de aprendizagem, conforme afirma a consultora pedagógica Vanessa Zanoncini. “Muitas vezes nos perguntamos se é justo olhar para índices, se assim não acabamos deixando outros aspectos importantes de lado, eu penso que índices se transformam em dados, estes dados em informação, que, por fim, resulta em saber, fundamental para agir frente aos desafios da gestão da educação municipal”, pontuou.

Conforme Angela Biscouto, coordenadora pedagógica do Aprende Brasil, a educação melhora quando os gestores e educadores param para pensar sobre os processos. “A palavra convence, os exemplos arrastam. É importante conhecer boas práticas e, além das avaliações, agir nas escolas pensando estratégias e construindo caminhos novos na educação”, disse. No evento, os municípios de Vila Lângaro, Torres, Tapejara, Lagoa Vermelha, Alpestre, Machadinho e Carlos Barbosa, parceiros do Aprende Brasil, compartilharam experiências realizadas frente ao processo avaliativo em suas redes e melhoria na qualidade de ensino.

Foto: Janis Morais 

Foi realizada também uma apresentação sobre a distribuição de recursos do ICMS com base na educação tem como premissa o incentivo à educação da rede municipal. O ICMS Educação terá como base o Índice Municipal da Educação do RS (IMERS). O índice é composto pelo resultado de três avaliações. A primeira e mais importante, pois corresponde a 40% do índice, ocorre no 2° Ano do Ensino Fundamental para acompanhar o processo de alfabetização. No 5° Ano, os alunos serão avaliados com o peso do Imers de 35%. A prova será de português e matemática, com peso iguais para cada componente. A terceira etapa de avaliação será no 9° Ano. A prova será de matemática e português, mas com peso menor, de 15%, na constituição do Imers. Compõe ainda o índice: a taxa de aprovação (10%). Na opinião dos educadores, as avaliações externas vão privilegiar a interpretação, impondo como grande desafio a alfabetização e letramento. Os alunos precisam dominar a escrita e a leitura para conseguir dar sentido e significado ao texto. ““Estamos em um movimento mais coeso da educação. As avaliações em larga escala trazem como foco a busca pelo rendimento do aluno, convocam a tirar as crianças da baixa proficiência. Não podemos mais aceitar o aprendizado tardio. Se quisermos mais verbas temos que promover o avanço. É justo”, concluiu Vanessa Zanoncini.

Nos últimos anos, de 2005 a 2019, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o RS evoluiu, porém distanciou-se de estados do sul e sudeste do país, que estão rankeados à frente, tanto em Português quanto em Matemática, conforme as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Também presente na abertura do evento, o diretor executivo do Aprende Brasil, Fabio de Oliveira, agradeceu a parceria de mais de 10 anos com a Famurs. “Entendemos que a educação é o início, meio e nunca termina, e o Aprende Brasil busca potencializar o trabalho que está sendo desenvolvido nos municípios, voltado para rede pública”, disse.

Informações: ASCOM Secretaria Municipal da Educação e Desporto de Camaquã

Informações: Janis Morais 

Redação CLICR
Redação CLICR
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