Quem estava com saudade de encontrar aquele produto colonial fresquinho para comprar, no centro da cidade, em Cerro Grande do Sul, já pode comemorar a volta da Feira da Agricultura Familiar.
Suspensa desde o dia 17 de março, por conta das medidas restritivas de combate ao coronavírus, a feira voltou a funcionar neste sábado, 02 de abril, nas bancas da praça central, Admar Amazonas Coutinho de Oliveira.
É uma variedade de produtos de encher os olhos e aguçar o paladar, incluindo frutas, verduras, legumes, queijos, compotas, chimias, doces, pães e bolachas que poderão enriquecer a mesa dos consumidores com alimentos saudáveis e com sabor caseiro.
Adequados às normas de proteção contra a pandemia os feirantes estão tomando todo o cuidado necessário no atendimento dos clientes, incluindo o uso de máscaras de proteção e a oferta de álcool em gel para higienização das mãos. Na banca da feirante Jane Brock, por exemplo, o cliente pode inclusive adquirir máscaras.
O uso da interne nas vendas
Com a suspensão da feira a internet passou a ser uma ferramenta fundamental para os feirantes comercializarem seus produtos e a prática deve continuar sendo adotada pela maioria que aderiu ao sistema, já que é uma vitrine importante e que alavanca as vendas.
“Tenho vendido muito pela internet. As pessoas encomendam e nós entregamos ou até buscam lá em casa, pois moramos perto da cidade”, comentou Arlete Kosloswski, que reside na estrada Brasino.
Já o produtor Miguel Lietz, que mora em Data dos Tavares, conta com a ajuda da filha Ana Amélia, que posta nas redes sociais a produção do pai e o que há de oferta no momento, além de gerenciar as encomendas.
“Passei até a vender mais pela internet de que na própria feira. A filha me passa as encomendas e eu faço as entregas”, revelou Miguel.
De Picada da Cruz a produtora Renata das Neves confessa que ainda tem dificuldade com a tecnologia e que tem comercializado a produção em casa, com as vizinhança que já a conhece. Porém concorda que a internet é uma ótima ferramenta e que pretende aprender a usar esta ferramenta.
Funcionamento da feira
Com mais de três anos em funcionamento na praça, a Feira da Agricultura Familiar acontece nas quartas-feiras, sextas-feiras (produtores orgânicos) e aos sábados das 7h30min às 13h30min.