Evento que iniciou hoje vai até o dia 19 de junho no Centro de Eventos Fenadoce Pelotas
A 28ª edição da Feira Nacional do Doce de Pelotas começou hoje sexta-feira (3/6), no centro de eventos da Fenadoce. A feira este ano tem como tema “Doces (re)encontros” e vai prestar uma homenagem aos 210 anos de Pelotas, celebrados em julho.
Os visitantes que forem no espaço da agricultura familiar vão ter à disposição produtos de 34 agroindústrias do Rio Grande do Sul como vinhos, doces e compotas, queijos, embutidos, melado e rapadura, sucos de frutas e nozes de 24 municípios gaúchos. Fazem parte dos 46 estandes, três empreendimentos de plantas e flores e nove de artesanato. O pavilhão da agricultura familiar tem o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
“O apoio da secretaria às feiras fortalece o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), política voltada a fomentar, incentivar e valorizar as agroindústrias. Assim, a retomada das feiras presenciais, colabora com o processo de recapitalização e manutenção das atividades das nossas agroindústrias”, destaca a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa), Bruna Fogiato.
Os empreendimentos interessados se inscreveram por meio da Emater e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e todas as agroindústrias presentes fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). O programa, criado através do Decreto 49.431/12 tem, entre as suas diretrizes, o estímulo à realização de feiras municipais, regionais e estaduais.
Além da feira da agricultura familiar, a programação da Fenadoce contará com atrações na famosa Cidade do Doce, Festival de Gastronomia, Espaço Sebrae, Rodada de Negócios, Parque de Diversão, Fenashow e Fenadoce Cultural.
Evento gastronômico que promove a cultura doceira de Pelotas, a Fenadoce é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas.