Foi nesta segunda-feira (13), que a mudança de tonalidade na água da Laguna dos Patos, chamou a atenção de moradores e internautas, no município de Arambaré. O caso foi noticiado em primeira mão pelo Clic Camaquã.
A reportagem entrou em contato com a MetSul Meteorologia, que confirmou que o fenômeno é recorrente e acontece de forma esporádica. A proliferação e liberação das algas verdes acontece quando há acúmulo de matéria orgânica, alinhada a fortes ondas de calor.
As algas se desprendem do fundo da lagoa e ocasionam o fenômeno visto nessa segunda-feira (13). O mesmo fenômeno já havia chamado a atenção dos banhistas nas praias lourencianadas em 2017.
Clemente Coelho Júnior, que é biólogo e oceanógrafo, falou durante entrevista sobre o fenômeno que acontece em todo o mundo durante ondas de calor.
“É um fenômeno comum no mundo inteiro. Quando há muita matéria orgânica, a água é fertilizada e essas algas se reproduzam bastante. Com o aumento da temperatura da água, essas algas se soltam do fundo e acabam chegando ao local onde ficam os banhistas”, disse.
O fenômeno não afeta a balneabilidade da praia, divulgada semanalmente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM/RS).
Fonte: ClicCamaquã