Apesar dos prognósticos de calor para o final de semana o clima poderá complicar a vida de quem pretende curtir uma praia neste sábado (12) e domingo (13).
O deslocamento de um sistema frontal no oceano provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Leste e na Zona Sul
A instabilidade deve avançar na tarde de hoje (12) pela fronteira com o Uruguai com chuva bastante intensa e possibilidade de granizo que podem atingir cidades no eixo entre Chuí e Pelotas. Já no final da tarde a instabilidade se estende pela Costa Doce e deve chegar a região Metropolitana de Porto Alegre, levando chuva, vento e a possibilidade de granizo em áreas isoladas.
O domingo (13) segue instável e apesar do tempo abrir e permanecer quente, ao logo do dia devem ocorrer diversas pancadas de chuvas, sobretudo nos períodos da tarde e da noite. Não se descarta novos temporais isolados.
No domingo, a previsão é de amplas aberturas e calor em grande parte das regiões, com expectativa de nova rodada de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. No campo de refletividade do modelo WRF, a projeção é que a instabilidade seja mais ativa em municípios da Metade Leste gaúcha. Há risco de temporais isolados, com raios e rajadas de vento isoladas.
A semana que segue não tem previsão de chuva expressiva no Estado. A segunda-feira (14) e terça-feira (15) o tempo segue firme e com altas temperaturas. Já na quarta-feira (16) há previsão de chuvas de verão, em diversas regiões.