O ano era de 1969, quando a equipe do Tiririca foi participar de um importante torneio de futebol de campo, torneio esse sendo realizado no Banhado do Colégio no município de Camaquã.

De acordo com as lembranças do senhor Lirio Schmidt, Alcides e Armim Storck, o grande torneio era composto por duas chaves de 4, onde o campeão de cada chave disputaria a final. De uma chave o Campeão foi a equipe do Ouro Preto de Camaquã que tinha 4 atletas da forte equipe do Guarani e que vinha atropelando a todos no torneio.

Na outra chave o Campeão foi a equipe do Tiririca, contudo para surpresa de muitos na época  não queria nem disputar a final porquê além de dois atletas machucados achava que estava de bom tamanho o segundo lugar.

Treinador jogou junto

Depois de muita insistência da torcida do Banhado que estava toda ao lado do Tiririca, o Treinador Lirio se fardou e jogou no lugar de um dos lesionados completando o time que foi para o torneio com apenas 11 atletas e o treinador.

Quando começou a partida, a equipe Camaquense sem deixar o Tiririca tocar na bola abriu o placar. Logo em seguida Alcides Storck empatou com um gol de cabeça. Vadeco do Tiririca com um gol olímpico virou o jogo, mas a equipe do Ouro Preto empata novamente ainda no primeiro tempo. No segundo tempo Bertoldo Echert que foi o goleador do torneio com 8 gols, onde mesmo machucado mas com muita garra faz três gols e da a vitória por 5 a 2 para o Tiririca e assim conquistando o torneio.

O que parecia impossível acabou virando realidade, e o Tiririca se tornou o grande campeão.

Segundo o relato do Senhor Alcides Storck, quando estavam para ir para o torneio, falaram para eles, “que vocês irão fazer lá, se nem reservas tem para ir junto…”. Mas depois da conquista ao chegarem de volta, buscaram galinhas na casa de alguém e também muitas  cervejas e puderam festejar o título do torneio.

Foto: TIRIRICA EM PÉ: Arno Echert, Reni, (Aldo Storck), (Pedro Ocheslki), Armim Storck, (Divino Forte) e treinador Lirio Schimdt.

 AGACHADOS:  Manoel Prop, Bertoldo Echert, Alcides Storck, Olavo, (Vadeco Schimdt) e Edio Prop

Colaboração: Betinho