A emoção e a alegria marcaram a cerimônia de entrega dos certificados para as 17 mulheres que concluíram o Curso de (Des)envolvimento para Mulheres Rurais, promovido pela Emater/RS-Ascar. O evento aconteceu nesta terça-feira (19), no Centro de Formação de Agricultores da Emater/RS-Ascar, em Montenegro. As formandas, felizes e também saudosas por encerrarem o curso, contaram com a presença de seus familiares e amigos durante a cerimônia.
Silmara Selle Nunes, representante das participantes, destacou a importância do momento e a felicidade do grupo ao concluir o curso, evidenciando as transformações vividas. “Estamos gordinhas de conhecimento. Agradecemos por tudo o que vivemos aqui e tenho certeza de que vamos frutificar”, ressaltou. Apesar da alegria, Silmara também mencionou a tristeza pelo encerramento das atividades. “O coração está partido por ser o último dia de encontro, mas feliz por termos feito novas amigas”, completou.
O curso, iniciado em março e finalizado em novembro, foi estruturado em seis módulos, com atividades práticas e teóricas. O objetivo foi desenvolver estratégias para promover a autonomia das mulheres assistidas pela Instituição, visando ao bem-estar físico, mental e social. “Ele foi pensado para fortalecer o papel da mulher na sociedade, especialmente dentro de sua propriedade e no âmbito familiar”, explicou a extensionista rural Fernanda Gilli.
O diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, enfatizou a necessidade de estratégias para que as famílias permaneçam no meio rural, destacando o papel crescente das mulheres na liderança de propriedades e negócios. “A Emater está comprometida e preparada para qualificar os assistidos, garantindo sucessão e permanência no meio rural, com geração de renda e felicidade”, afirmou.
O evento contou também com a presença de secretários municipais, representantes de prefeituras, os gerentes adjuntos dos Escritórios Regionais da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e Lajeado, Charlise Nunes e Carlos Lagemann, respectivamente, além da gerente técnica estadual adjunta, Maria Elizabeth Bonadimann Aguiar, e da gerente adjunta de Comunicação, Carine Massierer.
Fonte: Emater/RS-Ascar