Atendendo a uma denúncia de populares o secretário municipal da Saúde de Cerro Grande do Sul, sargento Doze, acionou a Brigada Militar na tarde deste domingo, 21 de fevereiro, para promover uma ação de dispersão de pessoas que se aglomeravam entorno de um evento, em um bar na localidade de Raia do Ipê.
De acordo com o secretário foi acionada uma força policial de fora da cidade para auxiliar no trabalho. Ele relata que no momento da abordagem haviam cerca de 50 pessoas participando das atividades recreativas e nenhuma delas estava usando máscara de proteção ou respeitando o distanciamento social determinado pelos decretos estadual e municipal, para o combate ao coronavírus.
O secretário conta que conversou com os proprietários do estabelecimento e com as pessoas no local orientando sobre as consequências danosas de um evento desta natureza para a saúde pública neste momento em que existe um aumento exponencial da Covid-19.
“Tem muitas denúncias de aglomerações na cidade. Infelizmente a população não está levando a sério o covid-19. Não temos estrutura hospitalar necessária para atender a todos e fico muito preocupado com a saúde das pessoas”, colocou o secretário.
Ele também explica que não há estrutura pública suficiente para atender a demanda de fiscalização e por isso apela para a que as pessoas colaborem.
“Não vou poder sair por aí prendendo todo mundo. Mesmo a fiscalização é bem difícil, pois não possuímos efetivo policial suficiente para a demanda nesse momento. Por isso estamos orientando e pedindo que colaborem. Depois, não adianta lamentar perca de vidas, pois essa é a consequência da irresponsabilidade de quem se aglomera, quem permite, quem incentiva ou quem participa. Lamento muito”, completou Doze.