Iniciada em 7 de janeiro de 2019, com a mobilização da 1ª Companhia de Engenharia de Construção, subunidade do 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), para a região de Guaíba (RS), os trabalhos tiveram início, efetivamente, em 27 de fevereiro de 2019, com uma pista-escola de concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ), para o adestramento dos quadros e ajuste de equipamentos.
A obra de duplicação da Rodovia BR 116, entre os municípios de Guaíba e Tapes, no Rio Grande do Sul, compreende um trecho de 50,8 quilômetros, com serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica, construção de obras de arte especiais, drenagem e sinalização.
Atualmente, estão sendo executados serviços de pavimentação entre os quilômetros 314 e 319, lote 1 da obra, que compreende uma plataforma de 10,7 metros de largura que receberá o concreto asfáltico usinado a quente. Estão em andamento, também, serviços de terraplenagem no lote 2 (km 325 a 351), com a remoção de solo mole, cortes e aterros e regularização da plataforma.
A duplicação da BR 116, representa, atualmente, a maior operação de Engenharia de Construção em andamento, executada pelo Exército Brasileiro, com um orçamento de 207 milhões, sendo de grande importância não só para a Engenharia Militar, que adestra seus quadros, mas também, para o Estado do Rio Grande do Sul, que se beneficiará com o incremento do escoamento de sua produção agrícola, até o porto de Rio Grande.