O verão 2019/20 se caracterizou pela forte estiagem no RS, de acordo com o Relatório Oficial nº 9, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Irga.
Em dezembro, a precipitação acumulada mensal oscilou entre 30 e 60 mm, e somente na Fronteira Oeste, Missões, Alto Vale do Uruguai e no Planalto, os valores foram mais significativos e variaram entre 100 e 150 mm. O mês de janeiro apresentou o retorno de chuvas expressivas.
No entanto, a distribuição permaneceu irregular, com ocorrência de altos volumes em curtos períodos. Em praticamente todo o Rio Grande do Sul a precipitação acumulada mensal superou 120 mm e em alguns municípios da Fronteira Oeste, Missões, Planalto, Região Central, Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra os valores excederam 200 mm. Em fevereiro, ocorreram curtos eventos de chuva, intercalados com períodos secos mais extensos, agravando a condição de estiagem estabelecida. Em comparação com as séries climáticas, o período de verão 2019/20 deve ser considerado seco na maioria dos municípios.
Tempo na semana de 13 a 18/03
A próxima semana deverá ter o retorno significativo das chuvas na maior parte do Estado, de acordo com o Relatório Oficial nº 9.
No domingo (15), a propagação de uma frente fria muda a condição da atmosfera e são esperadas pancadas de chuva em todas as regiões. De forma geral, são chuvas de baixo volume, porém não se descarta a ocorrência de temporais isolados.
Na segunda (16), a nebulosidade seguirá predominando, com pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões. Entre a terça (17) e a quarta-feira (18), o deslocamento de uma área de baixa pressão favorecerá a ocorrência de chuva em todo Estado, com possibilidade de temporais isolados, associados a fortes rajadas de vento. Os volumes esperados de precipitação deverão ser inferiores a 20 mm nas Missões, Vale do Uruguai, Faixa Central, Região Metropolitana e no Litoral Norte. Nas demais regiões os valores deverão variar entre 20 e 35 mm, porém em algumas localidades da fronteira com o Uruguai os totais poderão superar 40 mm.
Relatório completo
A situação das culturas de soja, milho, arroz, feijão, olerícolas, frutícolas, pastagens, bovinoculturas de corte e leite estão no relatório completo, que pode ser consultado aqui.